O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa divulga informações atualizadas sobre a situação da nova enchente que se forma em Venâncio Aires neste domingo, 12. Na região serrana, com o acúmulo de chuvas intensas o maquinário da prefeitura segue trabalhando com cautela.
A ERS-422 foi liberada de forma parcial, no entanto diversas comunidades estão sem acesso.
Na região de Vila Mariante e arredores, o nível do rio Taquari vem subindo rápido, principalmente na região do Alto Taquari. O alerta é para uma nova enchente, igual ou maior do que em setembro de 2023. A cota de segurança no Porto de Estrela é de 29 metros. Na última atualização, ao meio-dia, o Porto de Estrela registrou 22,38 metros, subindo 35 centímetros na última hora.
Jarbas pede que quem voltou para suas casas, região de Picada Nova, Picada Mariante e Travessão Mariante, que saia de casa novamente nas próximas 12 horas.
Na região baixa da cidade, o arroio Castelhano sobe rapidamente e as chuvas intensas preocupam. O alerta é que quem consiga, levante seus moveis e se puder, saia de casa. A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão a disposição para auxiliar.
Se projeta agora, que a enchente na parte baixa de Venâncio Aires seja maior do que foi em 2023. Jarbas acredita que não seja na mesma proporção da ultima semana, mas segue o alerta.
- O numero de telefone da Defesa Civil é o 51 93505-5953 e do Corpo de Bombeiros é o 193.
- A partir das 15h deste domingo, 12, a equipe da Rádio Terra FM e Jornal Folha do Mate estarão com uma programação especial sobre as enchentes. Sintonize a 105.1 FM e fique informado.