Na tarde da terça-feira, 10, a Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) reuniu associados para a realização da última assembleia da entidade, que ocorreu em Linha Arroio Grande, no Café Colonial Ledi Maggioni. A presidente Rejane Rüdiger Pastore liderou o momento e levantou a pautas importantes para fechamento de 2024 e para organização e planejamento da sequência da entidade no próximo ano.
Entre os assuntos em evidência e aprovados está o cadastro da marca Rota do Chimarrão no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o que garante a formalização da marca e valoriza ainda mais o município e a região dos Vales. Além disso, os associados buscarão junto à Câmara dos Deputados a lei federal de nomeação de Venâncio Aires como a Capital Nacional do Chimarrão. Até o momento, o município foi agraciado com a lei estadual que concede este título.
A participação da Aturrchim em eventos também foi assunto da assembleia. Em 2024 já participaram de diversos momentos em âmbito municipal e estadual e em 2015 buscarão ampliar com agendas nacionais e até internacionais, com a organização de estande e de produtos personalizados. “Quando estamos em eventos, colocamos Venâncio Aires e a Rota do Chimarrão em uma vitrine”, afirma Rejane. Os custos para participações em eventos e mensalidades da associação também foram discutidas e aprovadas. Ajustes com o Sesc, para atendimento de pacotes de turismo também serão alinhados para o próximo ano. Nos destaques de 2024, os associados evidenciaram a melhoria na sinalização turística do município, tanto em pontos do meio urbano quando em localidades do interior.
Estiveram presentes a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Silvani Frantz; o assessor administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Darlan Rieger; secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza; e o prefeito Jarbas da Rosa. O líder do Executivo destaca que o ano foi desafiador pra a área do turismo, mas que a parceria entre a Aturrchim e o município é grande. “Conseguimos avançar, acredito na perseverança do grupo para seguimos, muito ainda há para fazer, mas muito também foi feito”, ressalta Jarbas.
Projeções
Para 2025, a associação busca o recebimento de emendas impositivas para melhorias nos acessos e entrada dos empreendimentos e também para ações publicitárias. Entre as metas para materializar Venâncio Aires como a Capital do Chimarrão, será projetado o Cantinho do Chimarrão em cada empreendimento dando ao visitante a infraestrutura para preparo da bebida e limpeza de cuias. Além disso, unidades de erva-mate serão plantadas e pratos gastronômicos com a árvore serão oferecidos em cada ponto.
“Queremos que todos visitem Venâncio Aires. Estamos unidos, fechando o trabalho de 2024 com chave de ouro e seguiremos com nosso trabalho.”
REJANE RÜDIGER PASTORE
Presidente da Aturrchim
- 23 – É o número de atrativos turísticos urbana, serra e ervais, que fazem parte da Rota do Chimarrão. A Aturrchim possui ainda 28 associados.