Aulas na rede estadual voltam na segunda; duas escolas terão Ensino Médio em Tempo Integral

-

Na segunda-feira, 10, estudantes de toda a rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul dão início ao ano letivo de 2025. Em Venâncio Aires, uma das principais novidades é a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) nas Escolas Estaduais de Ensino Médio (EEEMs) Crescer, do bairro Coronel Brito, e Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova, no interior da Capital do Chimarrão.

Escola Crescer fica no bairro Coronel Brito(Foto: Renan Zarth/Terra FM)

Em 2024, o Governo do Estado já havia anunciado a EEEM Mariante, em Vila Mariante, como o primeiro educandário do município a receber a modalidade. No entanto, devido à enchente histórica do rio Taquari, em maio do ano passado, a escola foi desativada. Assim, os jovens matriculados no EMTI foram encaminhados à escola Adelina, onde seguiram, ainda no ano passado, tendo aula nos dois turnos.

Localizada em Vila Estância Nova, a escola Adelina Isabela Konzen terá EMTI esse ano (Foto: Juan Grings)

A diretora Ionice Ferreira Tica explica que, embora a coincidência, a oferta das aulas em turno integral para os estudantes do Ensino Médio não tem relação com a cheia e posterior transferência de Mariante para a Adelina. Os gestores da escola do 9º distrito foram informados ainda no início do ano passado, antes da enchente, dos planos da Secretaria da Educação (Seduc) em instalar o EMTI no educandário.

Preparativos para receber o Ensino Médio em Tempo Integral

Com a confirmação da instalação da modalidade nessas escolas, os gestores iniciaram um curso preparatório e ganharam, da Seduc, um livro alcunhado pela própria diretora Ionice como “manual do Ensino Médio em Tempo Integral”, porque disponibiliza todas as informações essenciais para as equipes diretivas. “A gente até já tinha uma noção de como era o tempo integral, porque precisamos aplicar no ano passado com os alunos que vieram de Mariante”, lembra a diretora, que está no seu primeiro ano à frente da instituição.

No entanto, em 2025 o desafio é bem maior. Se, no ano passado, eram 11 alunos matriculados na modalidade, agora o número deve chegar próximo a 60, sendo 48 no primeiro ano do Ensino Médio – com as turmas ‘ordinárias’ da escola – e mais cerca de 11 remanescentes da transferência do segundo distrito. O processo é gradual, sempre iniciando com os estudantes do primeiro ano até que, em três anos, todas as séries estejam na modalidade.

Na cartilha, por exemplo, consta que as turmas ficam nove horas nas dependências do educandário, com uma hora de intervalo para o almoço e mais dois intervalos, um no meio da manhã e outro, à tarde, de 15 minutos. São servidas, ao todo, quatro refeições: café da manhã (minutos antes do início da aula), lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Reforço para dar conta da demanda

Para dar conta da maior demanda, o quadro de funcionários passou por alterações. Embora o número de funcionários não tenha passado por grandes mudanças, agora são três funções que também respondem por 40 horas semanais. A vice-diretora do tempo integral, Simone Nunes Chaves, a orientadora Adrieli Haas Costa e a supervisora Anelise Schlosser.

Também estruturalmente a escola deve receber reforço. Além do ginásio de recreação e esportes, desativado há anos, e que deve ser reaberto no próximo mês (ver abaixo), o educandário recebeu sinalização positiva do Estado para a construção de mais três salas e um refeitório.

No entanto, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Santa Cruz do Sul, engenheiro Paulo Jourdan Reis, pondera que, embora saiba da demanda, o pedido ainda está na Seduc, e precisa ser encaminhado para a Secretaria de Obras Públicas (SOP).

Recepção da comunidade

De acordo com Ionice, algumas famílias não gostaram da mudança para a nova modalidade. Como a migração é impositiva, ou seja, não é uma escolha do aluno matriculado, alguns jovens foram transferidos para outras escolas. Segundo conta, a justificativa é que, dessa forma, os estudantes não podem trabalhar no turno inverso – renda que acaba sendo importante para algumas famílias. Ainda assim, a perspectiva da direção é positiva quanto à formação do aluno que passará o dia no educandário.

“Eu acredito que seja muito positivo. Os alunos vão perceber a diferença com o tempo e vão passar a valorizar o Ensino Médio em Tempo Integral. Eles terão disciplinas que formam o cidadão e que os ajudam a serem protagonistas da sua própria vida.”

IONICE FERREIRA TICA

Diretora da Escola
Adelina Isabela Konzen

“Nossa escola está auxiliando os alunos a serem protagonistas, dando a eles autonomia e oportunidade de aprendizagem. As perspectivas são as mais entusiasmadas. Queremos enaltecer a gratidão e a alegria de fazer parte dessa nova etapa da nossa escola. Vamos oferecer uma acolhida calorosa tendo o protagonismo em evidência, que é a nossa aposta para o encantamento dos nossos jovens do Ensino Médio em Tempo Integral.”

SUSANA MARINESA DA ROSA
Diretora da Escola Crescer

Sem celular

  • Outra mudança sensível é a proibição do uso de celulares, oficializada após sanção do Governo Federal em janeiro. Nesta sexta-feira, 7, a Secretaria da Educação publicou uma portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) que regulamenta a aplicação nas escolas estaduais.
  • De acordo com a lei, é proibido o uso em sala de aula e nos intervalos. A exceção se dá para atividades pedagógicas, sob supervisão do professor, ou para acessibilidade de alunos. Além disso, o texto sugere que docentes e demais profissionais evitem o uso.
  • Caberá às equipes diretivas definir as diretrizes pedagógicas em caso de descumprimento por parte do aluno. As escolas também devem incluir nos projetos pedagógicos ações que promovam a cidadania digital e o uso ético da tecnologia.

Reforma do ginásio da Adelina para março

Em obras desde setembro do ano passado, a reforma do ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Adelina Isabela Konzen está na reta final. Segundo o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Obras Pública (Crop), Paulo Jourdan Reis, os trabalhos estão dentro do prazo definido e devem ser concluídos até o dia 15 de março.

Ginásio deve ficar pronto em breve (Foto: Juan Grings)

Dessa forma, o espaço só estará a disposição dos estudantes a partir do segundo mês de aulas. Reis explica que houve, de fato, um atraso, devido à necessidade de instalar uma estrutura metálica no telhado, serviço que será executado por uma empresa terceirizada contratada pela Ação Edificações Ltda, de Encantado, responsável pela obra.

A Crop, como conta, é responsável por fiscalizar as obras. De acordo com o Governo do Estado, a retomada dos trabalhos se deve a uma parceria entre o Executivo estadual e o Movimento União BR, organização sem fins lucrativos. O investimento é de quase R$ 666 mil.

Para manter todas as partes informadas sobre o avanço nas obras, elencadas como uma das prioridades da Secretaria da Educação (Seduc), a empresa realiza reuniões todas as quartas-feiras com a diretora da escola, Ionice Ferreira Tica, e com representantes do Estado.

Uniforme

  • A principal novidade anunciada pelo Governo do Estado para o ano letivo de 2025 é a disponibilização de uniforme escolar para toda a rede estadual.
  • A entrega começará a ser feita na segunda-feira, 10, e beneficiará mais de 7 milhões de estudantes. Ela será realizada em três etapas, com 40% das peças sendo entregues em fevereiro, seguidas por dois lotes de 30%. Os uniformes serão colocados em caixas lacradas, cabendo às escolas a inspeção do material.
  • A primeira remessa incluirá peças de verão para o Ensino Fundamental e Médio: duas camisetas brancas de manga curta, uma camiseta verde de manga curta e uma bermuda. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional Concomitante ou Subsequente receberão o kit sem a bermuda.
  • Estudantes que ainda não escolheram o tamanho do uniforme devem entrar em contato com a escola a partir de 10 de fevereiro.


Juan Grings

Juan Grings

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Repórter na Folha do Mate e na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido