Finalizando o calendário para o início do ano letivo da rede municipal, começam, nesta quinta-feira, 20, as aulas em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Venâncio Aires. De acordo com dados da Secretaria da Educação, somados, os educandários do Município contam com mais de 1.100 profissionais e cerca de 5.228 alunos. Na quarta-feira, 19, as turmas de pré A e pré B das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) já tinham dado o pontapé inicial.

Em entrevista ao programa Folha 105 – 1ª Edição, da Rádio Terra FM, nesta quarta-feira, o secretário Émerson Eloi Henrique destacou que a preparação dos funcionários para 2025 deu uma atenção especial para a inclusão. Durante a primeira etapa do XV Fórum Internacional e XIX Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires, realizada na segunda e terça-feira, dias 17 e 18, os profissionais assistiram a palestras que traziam a temática como pano de fundo.
Como explicou, a inclusão vai além da deficiência ou da condição do aluno, englobando assuntos como bullying e diferenças raciais. “Nesse ano, nós decidimos que precisamos encarar um assunto que nos preocupa bastante, que preocupa as famílias e que é real na sala de aula, real em números”, citou. A pasta estima que 10% dos estudantes da rede municipal têm alguma deficiência. Destes, 200 tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Emei Closs e outras obras
Além do início do ano letivo, a Educação vive a expectativa da realização de outras obras. A principal delas, neste momento, é a construção da nova Emei Frederico Reinaldo Closs, no bairro São Francisco Xavier. Segundo Henrique, a Prefeitura tem até o dia 31 de março para o envio do projeto final para o Governo Federal, que já confirmou R$ 5,7 milhões para construção do novo educandário.
“Como o projeto é federal, nós precisamos adaptá-lo, por exemplo, ao tipo de solo onde a escola vai ser construída. Então, é bem trabalhoso”, disse. Quando aprovado, o Ministério da Educação deve enviar o recurso para abertura da licitação. O prédio substituirá o erguido no bairro União, interditado após a enchente registrada em abril e maio do ano passado. Atualmente, o educandário funciona em um espaço alugado, nos fundos da Estação Rodoviária de Venâncio, no bairro Cruzeiro.
Para além da nova escola, outras obras devem avançar em breve, conforme o secretário. Durante o programa, ele mencionou quatro reformas que devem ter a ordem de serviço assinada muito em breve: construção do muro lateral na Emei Bela Vista; pintura da quadra do ginásio da Emef José Duarte de Macedo; troca de forro e telhado da Emef Cristino Goulart da Silva; e reforma geral, com troca de telhado e novo refeitório, na Emef Dom Pedro I.