O indivíduo preso em flagrante por uma guarnição da Brigada Militar, no final da noite de terça-feira, 3, no bairro Coronel Brito, em Venâncio Aires, estava foragido do sistema prisional. Ele foi localizado próximo a boca do ‘Pau D’Água’ e com ele foram apreendidos parte dos objetos furtados momentos antes, em um posto de combustíveis.
A capitão Michele da Silva Vargas informa que os policiais foram despachados para atender uma ocorrência de arrombamento qualificado no Posto Sete, praticado pouco depois das 22h, onde um indivíduo jogou uma pedra e quebrou o vidro da porta frontal do estabelecimento.
Imagens de câmeras de monitoramento mostram que segundos depois ele sai carregando algumas mercadorias e isso levou a guarnição a patrulhar por locais conhecidos pelo comércio de entorpecentes. O suspeito foi avistado próximo a boca do ‘Pau D’água’ e tentou fugir, pulando muros, mas foi abordado e preso. Com ele foram apreendidos R$ 171,25 e um celular. Nas buscas os policiais encontraram a gaveta do caixa registradora do posto.
Em consulta ao sistema informatizado, os policiais descobriram que o indivíduo tem 33 anos, diversos antecedentes e estava foragido. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e encaminhado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).
Condenado
Também na terça-feira, uma guarnição da Brigada capturou um indivíduo de 36 anos que estava com mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de Santa Cruz do Sul, pelo não pagamento de pensão alimentícia.
Ele foi levado à DPPA e posteriormente conduzido à Peva.
Vulnerabilidade
Outra ação da terça-feira foi feita em parceria com órgãos da Prefeitura (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, CAPS AD, Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social e Fiscalização de Posturas), em um ponto de reciclagem e onde há suspeita de tráfico de drogas, no bairro Aviação.
Conforme a capitão Michele, foram feitas fiscalizações e no local encontradas 17 pessoas, todas com visíveis condições de vulnerabilidade social. A busca, explica a comandante da 3ª Companhia, é convencer estas pessoas, todas usuárias de drogas, a procurarem tratamento de saúde e, com isso, evitar que fiquem nas ruas praticando furtos e outros crimes.
Nenhum ilícito foi apreendido.