Avenida Ruperti Filho de ‘cara nova’

-

A avenida Ruperti Filho está de ‘cara nova’. Nas últimas semanas, foi finalizada a pavimentação no trecho entre as ruas Armando Ruschel e General Osório e, a partir deste momento, a obra segue para implantação de ciclovia, finalização da sinalização e pintura, além das rótulas, que serão instaladas nos entroncamentos com a rua Armando Ruschel (sendo finalizada) e, posteriormente, com a rua General Osório.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira, a via ainda está em obras e, por isso, tem cones de alerta em alguns pontos. Atualmente, é realizado o nivelamento das caixas de esgoto que dão acesso às galerias (localizadas perto do canteiro central), com o objetivo de colocar no mesmo nível do novo asfalto. “Falta pintura, sinalização, entrada das garagens, canteiros e ciclovia. Ainda tem muito por fazer, mas a obra está dentro do cronograma esperado, até adiantada, inclusive”, afirma.

Maquinário segue na vida (Foto: Leonardo Pereira)

Ferreira salienta que o prazo para a conclusão é de 180 dias e encerra em novembro deste ano. Ainda que o asfalto esteja concluído, o secretário destaca que podem ocorrer intervenções e bloqueios na via, principalmente para a pintura da ciclovia – que ficará junto aos canteiros. “É nítido que a circulação já está bem melhor e as pessoas têm procurado a avenida para se deslocar. Nos dois sentidos, o trânsito está bem intenso. Como a rua é larga, com asfalto bom e dois sentidos, os motoristas procuram ela para trafegar”, reforça.

Opiniões

A mudança já foi notada pelos moradores. A aposentada Lia Marlisa Petry, 77, reside na avenida Ruperti Filho há mais de 40 anos e afirma que a pavimentação foi a maior mudança neste período. “Está nota dez. Fico muito contente com o asfalto. O movimento aumentou bastante, antes aqui era bem calmo, mas todo mundo elogiou”, comemora.

Conhecida como Tia Lia, a aposentada se oferece para doar plantas para serem colocadas nos canteiros e embelezar mais a via. “Me sinto muito bem aqui”, resume. Por outro lado, Cristiane Malafaia, 58, que se mudou para a avenida no início do ano, comenta sobre a necessidade de instalação de um quebra-molas no local, para oferecer maior segurança. Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, Luciano Teixeira, após a finalização da obra, será feito um estudo para decidir as próximas ações.

Cristiane diz que o asfalto beneficia quem trafega pelo local, principalmente em direção aos bairros, e que a ciclovia também auxiliará no deslocamento. Contudo, lamenta pela questão ambiental. “A água não vai ter tanto lugar para escoar e vai esquentar mais por conta do asfalto. Por questões ambientais não fui tão favorável”, justifica.

Saiba mais

• A obra da avenida Ruperti Filho, no trecho entre as ruas Armando Ruschel e General Osório, iniciou em abril de 2023. Os 1.350 metros estão sendo executados pela empresa Avantte Engenharia. O valor total é de R$ 2.324.274,86 para pavimentação e construção da ciclovia, que terá 20.634,22 metros quadrados de área.

Sinalização viária altera posicionamento de contêineres

Os contêineres de lixo postos na Avenida Ruperti Filho foram reposicionados para as ruas laterais. A alteração do local dos equipamentos ocorre em virtude da pintura de sinalização da via pavimentada.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, o reposicionamento será temporário. Com isso, após finalizados os serviços de sinalização, os contêineres retornarão para a Avenida Ruperti Filho.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido