A avicultura foi novamente destaque na relação dos maiores produtores rurais por Valor Adicionado Fiscal (VAF) de Venâncio Aires ano-base 2021. Nas cinco primeiras posições, quatro delas são ocupadas pelo setor, incluindo a liderança, que ficou com o Condomínio Avícola Venâncio Aires. A relação dos 100 maiores foi publicada na revista Perfil Socioeconômico, lançada pela Folha do Mate em novembro.
A estrutura em Linha 17 de Junho, que entrou em funcionamento em 2020, tem oito galpões com capacidade total de 275 mil frangos, sendo seis lotes por ano. São atuais 21 associados, incluindo a própria Dália Alimentos, que também tem sua cota.
Para o presidente, Lucimar Puhl, ver o condomínio na primeira posição entre os maiores produtores, é reflexo do trabalho e da coragem de pessoas que acreditam no cooperativismo. “Sempre digo que, onde tem uma cooperativa, há desenvolvimento social e econômico. A soma dos esforços, na maioria das vezes, resulta em grandes projetos. Sabemos que hoje em dia, empreender em propriedade rurais está cada vez mais difícil, mas as pessoas não perdem a esperança de tentar ter uma renda a mais”, avaliou Puhl, destacando ainda a parceria com Prefeitura, que na época destinou recursos para terraplenagem e aquisição da área.
Além do Condomínio Avícola, estão entre os cinco primeiros os produtores Roberto Milton Mallmann (segundo), Juares dos Santos (quarto) e Elton Roberto Hein (quinto). Esse trio, aliás, tem suas respectivas propriedades e aviários em Linha Herval.