Baixa procura pela sequência do esquema vacinal da Covid preocupa

-

A vacinação contra a Covid-19 acontece de forma ininterrupta em Venâncio Aires desde o começo de 2021, quando a vacina que combate o vírus foi disponibilizada. No entanto, segundo a equipe de imunizações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, a procura em todos os públicos está baixa, inclusive para as crianças.

A técnica em enfermagem Cristiane de Jesus Ferreira afirma que a quarta dose – ou segunda dose de reforço – teve a baixa da idade, de 35 para 18 anos, justamente na intenção de atrair mais pessoas para se vacinarem. “Tínhamos uma média de aplicação de 10 vacinas diárias e, na semana que baixamos a idade, até aumentou para umas 30 por dia, mas depois a procura caiu de novo e voltamos à média de antes”, diz.

Além disso, ela comenta que todos que comparecem para se vacinar estão buscando doses já em atraso, a maioria vindo para receber a segunda e terceira vacinas. “Muitos procuram porque as empresas pedem a vacinação, e ainda encontramos pessoas que vêm fazer recém a primeira dose”, argumenta.

No público infantil, o cenário é parecido. “Chegamos a perder algumas doses, devido às pessoas não comparecerem”, relata a enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações, Janete Fernandes de Souza. Segundo a profissional, muitos pais argumentam que não vão fazer a vacina porque ela não está no Calendário Nacional de Vacinação. “A rejeição pela vacina contra a Covid-19 ainda é realidade”, completa. Nas doses pediátricas, o público de 6 meses a 2 anos deve agendar as aplicações pelo telefone (51) 2183-0249. O agendamento é necessário para que não sejam perdidas doses, já que em cada frasco são disponibilizadas 10 doses e, quando abertos, todas devem ser aplicadas em até 10 horas.

Vacina bivalente

Nesta semana foi iniciada a vacinação com as doses bivalentes da vacina contra a Covid-19. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados idosos residentes em lares de longa permanência e, segundo Cristiane, foram vistados dois lares para vacinação deste público. “Com estes idosos é tranquilo. Só não se vacinaram ainda aqueles que tiveram Covid-19 recentemente ou por não terem a carteira de vacinação consigo no lar”, explica.

Na próxima segunda-feira, 27, começa uma nova fase: idosos com 70 anos ou mais já podem receber a vacina bivalente na UBS Central, bem como os imunocomprometidos com 12 anos ou mais. Os dias de vacinação para as doses bivalentes serão nas segundas, quartas e sextas, das 7h30min às 11h e das 13h às 19h. Para receber esta dose é importante que se tenha feito pelo menos duas doses da vacina monovalente e ter um intervalo de quatro meses da última dose recebida. Até o momento, a informação é que esta vacina deve ser aplicada, em fases, somente até a idade de 60 anos.

Público infantil em Venâncio Aires

• 5 a 11 anos: Meta é vacinar 5.405 crianças. Até o momento, 3.134 foram imunizadas com a dose um, 2.265 com a segunda dose e 23 crianças com a D3 ou primeiro reforço.
• 3 a 4 anos: Meta é vacinas 1.535 crianças. Até o momento, foram 167 vacinados com a D1 e 70 com a D2.
• 6 meses a 2 anos: Meta é vacinar 2.304 crianças. Até o momento, 46 crianças foram vacinadas com a primeira dose.

  • 61.681 – É o número de primeiras doses ou doses únicas aplicadas em Venâncio, de um total de 71.973 pessoas do público geral, segundo dados desta sexta-feira, 24, do Painel de Monitoramento da Imunização Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado. O número equivale a 85,7% de pessoas imunizadas com pelo menos uma dose.

Quem é considerado imunossuprimido?

• Pessoas com baixa imunidade são consideradas imunossuprimidas, pois apresentam enfraquecimento do sistema imunológico, seja por algumas doenças, por uso de medicamentos ou pela realização de procedimentos médicos. Por isso, são mais vulneráveis a infecções que podem se tornar graves.

• É comum em pacientes oncológicos, soropositivos ou transplantados. Estão neste grupo também pessoas com HIV/Aids; portadores de imunodeficiência primária grave e doenças autoimunes; pessoas em tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados; pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); e pessoas que fazem uso contínuo de imunossupressores.

Dia D será realizado no próximo sábado

No dia 4 de março, será feito mais um Dia D de Vacinação na UBS Central, das 8h às 16h. Serão aplicadas quaisquer vacinas que estejam em atraso, mas o dia é destinado principalmente para aplicação das vacinas bivalentes para o público de 70 anos ou mais e os imunossuprimidos com 12 anos ou mais. Os idosos acamados também podem receber doses neste dia. Para isso, é preciso ligar para o Setor de Imunizações e agendar a aplicação com a equipe pelo telefone (51) 2183-0249.

Para receber qualquer vacina é preciso ter consigo o cartão do SUS, carteira de vacinação e um documento com foto. A equipe de imunizações alerta que as vacinas das marcas Astrazeneca e Janssen não são mais recebidas, portanto, as pessoas que receberam alguma dose destes imunizantes devem continuar o esquema com Pfizer ou Coronavac.

Doses e públicos

• A primeira, segunda e terceira doses tradicionais estão liberadas para o público com 12 anos ou mais.
• A quarta dose está liberada para pessoas com 18 anos ou mais e ainda não há previsão se deve baixar para o público com 12 anos ou mais. Ela deve ser aplicada quatro meses após a terceira dose.
• As doses pediátricas estão liberadas para crianças de 5 a 11 anos, com três doses, sendo uma de reforço; e para as crianças de 3 a 4 anos e de 6 meses a 2 anos com duas doses.
• A partir de segunda-feira, 27, as doses bivalentes estarão disponíveis para o público com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais. Para receber esta dose é preciso ter no mínimo duas doses da vacina monovalente e quatro meses de intervalo.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido