Com a chegada do outono e do inverno, começam as programações de passeios e rotas de turismo específicas da época. O tradicional Bergamoteando já está confirmado para ocorrer nos meses de junho e julho deste ano, com a participação de empreendimentos locais do interior de Venâncio Aires.
A coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Silvani Frantz, afirma que o projeto ainda está sendo discutido internamente no setor e mais detalhes serão divulgados adiante. Inclusive, ela destaca que produtores interessados em participar desta quinta edição devem entrar em contato com o CAT pelo telefone (51) 99802-7426. Além da colheita e degustação de bergamotas, os locais podem oferecer mais atrativos aos visitantes.
Silvani está no CAT desde setembro do ano passado e ressalta que esta será sua primeira edição do projeto no comando do setor. “Será minha primeira experiência na organização e queremos despertar esse interesse em mais locais participarem do Bergamoteando”, diz. Ela afirma que pontos turísticos da Rota do Chimarrão deverão participar, mas o espaço está aberto para outros empreendedores que estejam dispostos a receber os visitantes nos fins de semana. O Bergamoteando voltou a ser realizado no ano passado, depois de dois anos de paralisação em virtude da pandemia da Covid-19.
Projeto Turismo Qualifica
O CAT também está participando do Projeto Turismo Qualifica, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperativa Sicredi e Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A ação consiste em visitas técnicas em estabelecimentos turísticos da região, para que ideias sejam compartilhadas nas áreas de hospedagem, jardins, atrações e formas de organização dos espaços.
Na última semana, as visitas ocorreram nos municípios de Encantado e Arroio do Meio. Ao todo, 40 empreendimentos da região participam do projeto, e de Venâncio Aires são 11, tanto de propriedades já integrantes da Rota do Chimarrão, quanto novos estabelecimentos que vêm surgindo com o viés turístico.
Além das visitas, técnicas de marketing, posicionamento de produtos, atendimento e imagem também são repassados aos participantes. Até o momento, o grupo inscrito realizou uma visita e as demais seguem até o próximo ano.
Silvani enfatiza que são muitos os projetos e reuniões que o CAT busca participar e se integrar para levar o melhor aos estabelecimentos turísticos do município. “Queremos que Venâncio seja lembrado quando o assunto é turismo. Que venham e aproveitem todos os atrativos, o contato com a natureza, os estabelecimentos noturnos e permaneçam mais tempo se hospedando nos hotéis também”, destaca.
Novidade
A coordenadora do CAT, Silvani Frantz, sinaliza que outro projeto também vem sendo pensado pela equipe. Será uma caminhada turística pelo interior com trajeto saindo da Figueira Centenária até o Café Colonial Koloni Kaffeehaus, de Linha Teresinha. A rota vai contemplar passeios na colônia e caminhadas rurais.