Bicentenário da Imigração Alemã começa neste sábado em Venâncio

-

Prefeitura de Venâncio Aires criou um selo próprio para as celebrações (Imagem: AI Prefeitura)

Em 2024, o Rio Grande do Sul celebra os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães em solo gaúcho. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Comissão do Bicentenário, está encorajando municípios e entidades a elaborarem um calendário que celebre a data. Na segunda-feira, 8, Venâncio Aires divulgou oficialmente as atividades que ocorrerão no município. E a programação já começa neste fim de semana.

As primeiras atividades ocorrem neste sábado, 13, no Museu. A partir das 14h, começa a exposição ‘Nossos imigrantes desbravando caminhos’, que segue até o fim de agosto. Mais tarde, às 15h30min, haverá a palestra ‘A história dos Imigrantes Boêmios’, com Décio Aloisio Schauren, genealogista e pesquisador de História da Imigração Alemã. A entrada é franca.

Além disso, duas pessoas ilustres confirmaram presença no evento: o presidente da Comissão do Bicentenário, Rafael Gessinger, que já havia visitado Venâncio no mês passado, para conhecer o Museu, e o cônsul-geral para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Bogdahn.

Danças alemãs

Mais tarde, às 19h, ocorre o 6º Festival de Danças Alemãs, na sede da Comunidade Católica São Francisco Xavier. O evento é realizado pelo grupo de danças alemãs Frey und Froh, composto por 23 integrantes. Na mesma noite, ocorre a abertura oficial da programação do Bicentenário da Imigração Alemã, por volta das 20h15min.

O festival é gratuito, mas também haverá janta no local, com cartões sendo comercializados antecipadamente a R$ 50. Eles podem ser encontrados com integrantes do grupo. O cardápio conta com churrasco de rês, porco e galeto, arroz branco e à grega, massa caseira, molho, maionese e saladas diversas.

Após a janta, às 20h30min, iniciam as apresentações dos grupos convidados, que terão trajes típicos e apresentarão uma dança folclórica alemã. Já os anfitriões do evento vão apresentar duas coreografias inéditas. O início do baile ocorre a partir das 22h30min, com a Banda Bier Fest, de Sinimbu.

Os municípios e as entidades são livres para preparar atividades alusivas ao bicentenário e para incluí-las na programação oficial disponibilizada no site da Comissão do Bicentenário, em www.cultura.rs.gov.br. No endereço, está disponível gratuitamente a identidade visual que o Estado criou para celebrar os 200 anos.

Programação

Dia 13 de abril

• 14h – Exposição no Museu – ‘Nossos imigrantes desbravando caminhos’

• 15h30min – Palestra no Museu – ‘A história dos imigrantes boêmios’ – Palestrante: Décio Aloisio Schauren

• 19h – 6º Festival Folclórico de Danças Alemãs do Grupo Frey und Froh – Comunidade São Francisco Xavier

Dias 24, 25 e 26 de abril

• Clube de Leituras – Exposição: Leituras em Sociedades

Dia 25 de abril

• 22h – Escolha da Garota Teuto Brasileira 2024 – Aert (Vila Teresinha)

Dia 9 de junho

• 10h – 12ª Schwalben Fest e 40 Anos da Associação Cultural Die Schwalben – Salão Ipiranga (Linha 17 de Junho)

Dias 26, 27 e 28 de julho

• 45ª Festa Municipal do Colono, na Aert, em Vila Teresinha

Dia 15 de setembro

• 6º Festival de danças alemãs infantojuvenil do Grupo Gruner Jager – Linha Marechal Floriano

Dia 10 de novembro

• 10h – Desfile temático na rua Osvaldo Aranha

• 11h30min – Almoço no Pavilhão São Sebastião Mártir

• 13h30min – Bandas típicas germânicas

• 20h – Encerramento



Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido