A tradição tem ligação direta com o feriado de Ação de Graças – o Thanksgiving é feriado americano -, sendo a Black Friday o dia de ir às compras após a comemoração da quinta-feira. Além da data especial, ela ainda coincide com um feriado prolongado nas terras estadunidenses, o que aumenta as vendas. Contudo, assim como outras tradições, o mundo também aderiu e o Brasil não foi diferente.
Ainda que o dia de Ação de Graças não seja feriado no Brasil, a sexta-feira após a data se tornou sinônimo de promoções e descontos. Dessa maneira, em Venâncio Aires as lojas já se preparam para a Black Friday, que englobará as buscas relacionadas à Copa do Mundo de 2022 e, também, ao Natal.
Para a sócia-administrativa da Eletro Armin, Roberta Fischer, neste ano, extraordinariamente por conta da Copa do Mundo, as promoções estão sendo feitas durante o mês de novembro. Assim, uma Black November. “Aproveitamos para dar atenção especial à linha de televisores. Hoje, na loja, o cliente encontra telas desde 24 até 70 polegadas. E superpromoções especiais, para ninguém ficar sem a sua TV”, frisa. Além disso, ela afirma que existe uma infinidade de produtos em promoção, como eletrodomésticos para cozinha, fornos, cooktops, bicicletas, móveis e colchões e tantos outros itens.
Adesão à data
Com a globalização, Roberta diz que aderir a esses costumes se tornou mais fácil e prático, pois a informação avança de maneira rápida e, mesmo sendo uma tradição americana, já tomou conta do Brasil e do mundo. “Deve ser aproveitada toda a mídia, essa movimentação para fomentar nossos negócios. As lojas aproveitam para dar uma renovada no estoque, girar uma coleção de roupas ou calçados. Liquidar, dentro das possibilidades, pois sabemos que cada negócio tem seu percentual de lucro, de custos e impostos”, pontua.

No entanto, ela também preza pela prudência, conhecimento e domínio dos seus custos, para não se equivocar e dar mais desconto do que realmente pode. “Creio que já faça uns sete anos que a loja participa. E a adaptação ocorre de maneira muito natural, porém sempre muito verdadeira”, completa.
13º salário é fator fundamental
Com a chegada do fim do ano, o pagamento do 13º salário para funcionários de empresas públicas e privadas traz boas perspectivas de incremento do consumo, para movimentar o comércio e animar os lojistas do Rio Grande do Sul. “O 13º chega em um momento no qual temos eventos favoráveis à expansão do consumo, como a Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal. Esse dinheiro extra que os trabalhadores vão receber pode ajudá-los tanto no pagamento de dívidas, o que permite a eles regularizar sua situação de crédito, quanto investirem na aquisição de produtos. Isso, sem dúvida, traz um alento para o comércio”, avalia o presidente da Federação das Câmaras de Dirigente Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch.
A CDL Porto Alegre realizou uma pesquisa para saber quais são as tendências de comportamento do consumidor para o período de eventos – Copa do Mundo, Black Friday e Natal – que mexem não só com o bolso, mas com as emoções dos brasileiros, diz a entidade. Com relação a Black Friday, destaca-se que 63% sinalizaram relevância no cenário de compras, enquanto 37% não pretendem investir seu dinheiro no período.
Comércio vai parar durante os jogos do Brasil na Copa?
• Essa pergunta tem gerado dúvidas tanto nos clientes, quanto nos comerciantes locais. A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo na próxima quinta-feira, 24, às 16h, contra a Sérvia e, posteriormente, enfrentará Camarões e Suíça, todos os jogos em horários comerciais.
• Por isso, a vice-presidente e diretora de comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Roberta Fischer, afirma que a decisão cabe a cada empresa, com autonomia para decidir os horários quanto aos dias de jogos. “Cada empresa sabe sua realidade e fica a decisão para cada estabelecimento. Mas 95% das empresas vão ter horário normal”, estima.