O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu novas operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Custeio), que previa juro prefixado de 3% ao ano. O Pronaf Custeio era a única linha do Plano Safra 2021/22 que ainda estava com crédito liberado.
Todas as outras linhas de juros subsidiados já estão suspensas desde o dia 7 de fevereiro. A justificativa do Tesouro Nacional é uma normativa pela falta de recursos para equalizar as taxas depois do aumento do Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Selic).
O Sindicato Rural de Venâncio Aires afirma que esta decisão trará impacto negativo para os produtores que dependem do Pronaf Custeio para conduzir a lavoura até a próxima colheita. Os bancos que tiverem recursos próprios devem continuar a financiar.
Congresso aprova suplementação orçamentária para Plano Safra
Na quinta-feira, 28, em uma sessão conjunta, a Câmara e o Senado aprovaram em votação, projeto que coloca crédito suplementar de R$ 2,57 bilhões para o Poder Executivo. Deste valor, R$ 869 milhões vão para o Plano Safra 2021/2022. Quem solicitou a aprovação da PLN 01/2022 com urgência foi a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.