Perto de completar 44 anos, Luís Bonifácio Júnior, o Boni, um dos maiores ídolos da história da Associação Esportiva Venâncio Aires (Assoeva) foi anunciado como novo coordenador das categorias de base e treinador do Sub-20 do clube. Aniversariante deste domingo, 14, Boni recebeu como presente a nova função, que carrega grande responsabilidade.
Natural de Maringá, no Paraná, tem nove anos e mais de 150 jogos com a camisa amarela. Segundo ele, a rotina ainda não mudou com a aposentadoria – confirmada no final de 2023 –, pois está em período de férias e em processo de adaptação. “A experiência dentro de quadra me ajudará nessa transição. Mas, instruir dentro de quadra e fora é bem diferente, as tomadas de decisão serão com outros olhos e terei de saber como guiar e instruir cada atleta”, enfatiza.
Experiência
Boni afirma que a função já era um desejo seu e que estava disposto a aceitar a oportunidade. No período de férias, ele diz que aproveitou para estudar, ler artigos e conversar com pessoas que trabalham no ramo. “A expectativa é das melhores, mesmo com a insegurança por ser um novo ciclo, tem a motivação e a vontade de fazer dar certo”, explica.
O, agora treinador, analisa que Venâncio Aires tem um número grande de bons atletas, contudo, a falta de experiência e competitividade nas categorias de base faz com que eles tenham pouca noção de jogo. Em outros estados, aponta Boni, existe uma valorização na categoria de base e o Sub-20 chega com mais experiência ao profissional. “A missão é dar liberdade para que eles joguem mais com segurança, responsabilidade e, principalmente, inteligência. No futsal, atualmente, não basta gostar de jogar, tem que entender o jogo”, conclui.
O Talentos LNF 2024 busca, além de mobilizar as equipes, ser mais uma oportunidade de visibilidade para os jovens jogadores em uma competição de nível nacional, de calendário longo e com possibilidade de intercâmbio estadual. O formato do campeonato terá a primeira fase dividida em seis grupos com quatro equipes cada.
Com relação ao principal desafio da temporada, o Talentos Liga Nacional de Futsal (LNF) – principal competição de base do país –, Boni diz que a preparação muda pois se trata de nível nacional, mas, ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade para cada atleta. “Pelo modelo de trabalho da Assoeva, os atletas terão a chance de jogar a LNF Sub-20 e a adulta, ao mesmo tempo”, relembra.
Novidades
Durante a semana foram confirmadas mais duas novidades na comissão técnica do clube amarelo. O novo preparador físico é Saymon Kennedy Gomes do Nascimento, de 25 anos e natural de Limoeiro do Norte, no Ceará. Ele é formado em Educação Física e passou por clubes como o Limoeiro Futsal (Ceará), Brasília Futsal (Distrito Federal), e mais recentemente, o Coronel Futsal (Paraná), onde foi campeão da Copa União 2022 e do Campeonato Paranaense Série Prata 2023.
E Vinícius Schmitz é o novo fisioterapeuta da Assoeva. Natural de Venâncio Aires e com 24 anos de idade, Vinícius é graduado em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e, atualmente, é pós-graduando em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Esportiva e Osteopatia.
Comissão técnica
Treinador: Fernando Malafaia
Supervisor: Eliel Hammes
Fisioterapeuta: Vinícius Schmitz
Preparador físico: Saymon Gomes
Diretor médico: Wladimir Moraes
Roupeiro: Jair Vanderlei Cândido (Lei)
Preparador de goleiros: Tuchê Dipp
Renovações e anúncios do Sub-20
Nos últimos dias, a Assoeva confirmou também os atletas da categoria Sub-20 que renovaram com a equipe. São eles o goleiro Gustavo Stodolne, os fixos Fiuza e Gabriel Silva, e o ala/pivô Murilo. Além deles, os alas/pivô Rhuan e Gugu são as novidades. Antes, o clube emitiu comunicado de renovação do ala Vitinho, de 19 anos, e do pivô Dalmir, de 20 anos, que já integraram o elenco principal na temporada passada.
Vitinho se diz muito motivado e espera que este ano seja melhor e com mais oportunidades. “No último ano, tentei dar meu melhor nos momentos em que tive chance, alguns deram certo e outros não. Mas o Malafaia é um treinador sensacional e me ajudou demais em 2023 e, tenho certeza, irá me ajudar ainda mais esse ano”, destaca.
Já Dalmir, que teve mais espaço nas últimas duas temporadas, afirma que a expectativa é grande e que estará focado em ajudar a Assoeva e, principalmente, em marcar gols. “É o que todo pivô gosta de fazer”, brinca.