Um morador de Linha Harmonia da Costa levou um susto, na tarde da segunda-feira, 10, quando caminhava por sua propriedade. Ele encontrou um objeto estranho, com inscrições em inglês, e como não sabia do que se tratava, recolheu e levou para a sua casa.
Desconfiado, decidiu acionar a Brigada Militar e uma guarnição foi até a sua propriedade. Ao ver o objeto, uma espécie de caixa metálica retangular, os policiais descobriram que se tratava de um artefato denominado de ‘flare’, que havia se desprendido de uma aeronave.
O local foi isolado e foi acionado o Batalhão de Operações Especiais (Bope), de Porto Alegre. Uma equipe chegou em Harmonia da Costa na noite de segunda, levou o artefato até um local seguro e o detonou. A operação teve o apoio, além da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar.
O flare é um artefato usado como defesa de aeronaves contra ataques de mísseis teleguiados por radares ou infravermelhos.
Dias atrás, um artefato idêntico foi encontrado – e detonado – na localidade de Jaraguá, em Goiás. Se descobriu que ele se desprendeu de uma aeronave que decolou em Anápolis (GO).
Agora se tentará descobrir como este objeto veio parar no interior de Venâncio.