Na tarde deste sábado, 30, ocorreu a final da Copa Conmebol Libertadores da América no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina. A disputa foi entre os times brasileiros Botafogo e Atlético-MG. Quem levou a melhor foi o Botafogo se consagrando o campeão da competição, por vencer de 3 a 1.
O time carioca teve gols de Luiz Henrique aos 35 minutos, Alex Telles aos 44, de pênalti e nos minutos finais, o gol do título foi de Junior Santos aos 97 minutos.
O Atlético-MG descontou com Eduardo Vargas aos 47 minutos mas não foi suficiente. O Botafogo ainda teve um dos seus jogadores expulsos, o Gregore, aos 2 minutos de jogo.
O confronto valendo o título da principal copa da América do Sul teve o argentino Facundo Tello no apito.
O Botafogo é o sexto clube brasileiro seguido que vence a competição. O Flamengo ganhou em 2019, Palmeiras em 2020 e 2021, o Flamengo outra vez em 2022 e o Fluminense em 2023.
Próximas etapas
Com a vitória, o Botafogo disputará ainda em 2024 a chamada Copa Intercontinental. Marcado para Doha, no Qatar, em dezembro, o torneio foi criado pela Fifa para substituir o antigo Mundial de Clubes, que estreia o novo formato em junho de 2025, com 32 clubes.
O primeiro adversário será o Pachuca, time mexicano, em confronto marcado para 11 de dezembro. Caso passe para a semifinal, o representante brasileiro enfrenta o Al Ahly, do Egito, no dia 14.
A grande final está marcada para o dia 18, também em Doha, contra o favorito Real Madrid, campeão da Champions League e que entra no torneio justamente na final.