Brasil terá mais estudos para doenças graves e raras

-

Ampliar a oportunidade de acesso para novas terapias contra doenças graves e raras em todo o país. Esse é um dos principais avanços que a autorização para realizar pesquisas clínicas com seres humanos no Brasil representa. O texto que estabelece um arcabouço legal regrado sobre o tema, propondo que os estudos atendam exigências éticas e científicas, foi sancionado com dois vetos pelo presidente Lula na terça-feira, 28.
Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços em Saúde, o deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas – RS) foi relator da matéria na Câmara. Além disso, o parlamentar que é médico, trabalhou com as entidades que compõem o grupo de trabalho e articulou junto ao relator da proposta no Senado, senador Hiran Gonçalves, mudanças que possibilitassem a aprovação do texto, que é de autoria da ex-senadora Ana Amélia Lemos. “Foi um trabalho de muitas mãos, que contou com a participação de toda a sociedade. E o resultado é um divisor de águas com o estabelecimento da primeira legislação oficial sobre pesquisa no Brasil. É mais uma demonstração da relevância da atividade politica, parlamentar para o desenvolvimento da saúde no Brasil e para o atendimento das necessidades reais da população”, afirma.

Avanços da nova lei

A legislação sobre a pesquisa clínica foi sancionada com dois vetos e estabelece exigências éticas e científicas para a realização dos estudos no Brasil. O deputado Pedro Westphalen destaca que o texto prevê, entre outras regras, instâncias de revisão, proteção dos voluntários, responsabilidade dos pesquisadores e patrocinadores, regras para o armazenamento e a utilização de dados e de material biológico humano. “Uma das principais conquistas é a redução do processo para autorização de uma pesquisa, que hoje leva mais de sete meses e deve ser reduzida para 90 dias. Isso significa mais agilidade e mais oportunidades para o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos para doenças que ainda afligem milhões de pessoas no Brasil”, comemora o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde.



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido