Em participação no programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na segunda-feira, 24, o secretário de Governança, Gestão e Administração de Venâncio Aires, Tiago Quintana, detalhou a força-tarefa que visa cortar beneficiários indevidos do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Na semana passada, a Prefeitura anunciou que 289 situações irregulares tiveram o benefício rompido. Segundo dados do Executivo, ainda há 3.090 pessoas que recebem dinheiro do programa em Venâncio Aires.
“Nós fizemos um cruzamento de dados, em parceria com o Governo Federal, com informações da própria Prefeitura, com o sistema da União e ali foram identificadas pessoas que, por exemplo, moravam na mesma residência e se declaravam como beneficiários unifamiliares, ou seja, que moravam sozinhos”, disse. Quintana também citou que os trabalhos – conduzidos pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social – ainda vão se intensificar nos próximos dias.
“A gente tem uma estratégia que é chegar nos primeiros 500 cadastros unifamiliares que ainda não foram visitados e nem cortados nesse cruzamento de dados. A gente quer ver quem são essas pessoas que declaram não ter renda nenhuma e que moram sozinhos na sua residência. Se não forem achados ou se forem encontradas contradições, também terão o benefício cortado. Vamos perguntar para a pessoa o que está fazendo para viver. Não é simplesmente um ‘vai lá e corta’”, explicou. A ação foi anunciada pelo Município ainda no fim do ano passado.
“O Bolsa Família é um dos benefícios que se recebe pela ausência de oportunidade para as pessoas. E essa não é a realidade que nós estamos vivendo hoje no nosso município.”
TIAGO QUINTANA
Secretário de Governança, Gestão e Administração de Venâncio Aires
Qualificação: alternativa para sair do Bolsa Família
O trabalho desenvolvido pela equipe não se resume, no entanto, a apenas excluir cadastros irregulares, mas também oferecer alternativa a quem está afastado da formalidade e é dependente do programa, a partir da oferta de trabalho e também de qualificação profissional. Segundo Quintana, o objetivo do Município é promover uma mudança cultural da população em prol do aprimoramento da capacidade produtiva. “Elas podem ter uma independência financeira e se emancipar economicamente num momento em que a gente está vivendo de abundância de oportunidades. Nós buscamos fazer esse trabalho através da busca ativa”, afirmou.
Nesse sentido, o secretário entende que a ofertas dos cursos gratuitos do programa municipal Qualifica Venâncio e o recém-inaugurado Centro de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Frederico Closs, no bairro Aviação, são muito benéficas. “Quando a gente inaugura uma escola do Senai de R$ 14 milhões que pode qualificar 600 jovens diariamente, não temos desculpa para ter pessoas dependendo de um programa social”, concluiu.
O beneficiário que foi tirado do Bolsa Família injustamente tem direito a recorrer e solicitar uma revisão dos critérios, segundo o secretário. Se ocorre erro por parte da Prefeitura, o restabelecimento é garantido por parte do Executivo Municipal, desde que comprovado.