O Município de Venâncio Aires vem buscando alternativas para colocar em atividades o Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Proteína Animal, construído em Linha Ponte Queimada. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, aproveitou a agenda em Brasília para levar a pauta ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A primeira etapa de construção do espaço está concluída deste o final de 2023, porém não recebeu mais recursos para equipação e montagem dos laboratórios, inviabilizando as atividades. O fim do aporte para conclusão do projeto foi motivado pela extinção do programa por parte do Governo Federal.
De acordo com Hüttmann, a intenção é buscar parceria com universidades como a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Universidade do Vale do Taquari (Univates), para elaboração de projetos para inscrever o Centro Vocacional em editais do Governo Federal e garantir recursos para o desenvolvimento efetivo da proposta. “Estivemos conhecendo alguns editais em que podemos incluir o CVT da Proteína Animal e concluímos que largamos na frente, diante de outros municípios, pois já temos a estrutura pronta, além de sermos reconhecidos como um forte polo de proteína animal”, destaca o secretário.
A proposta é que o espaço possa abrigar cursos, estudos e pesquisas que auxiliem no desenvolvimento de produções como leite, gado de corte, peixes, suínos, ovinos, bovinos e mel.
Fonte: AI Prefeitura