Desde que a Folha do Mate e a Terra FM iniciaram o projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’, um aspecto permeia a abordagem do tema: o fato de que esse é um assunto que precisa ter debate e ação coletivos.
A preocupação com a garantia do abastecimento no futuro, a preservação das nascentes e a qualidade da água consumida pela população precisam estar na pauta do Poder Público, das empresas e da sociedade como um todo. Nesse sentido, se destacam as ações de entidades ou mesmo de indivíduos que, de forma particular, assumem a responsabilidade de fazer a sua parte e contribuir com a conservação da água.
São exemplos que inspiram, como o dos voluntários da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, que ocorre no próximo fim de semana em Venâncio Aires pela quinta vez. O objetivo é unir esforços para limpar as margens do rio Taquari, em Vila Mariante, fonte de abastecimento para a comunidade daquela região e um ponto de referência no município.
Além disso, ações sobre a água, como a da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vovô Weber, registrada na página 6 deste caderno, são sempre inspiração. Afinal, inserem esse tema tão importante na rotina das crianças. Que possamos também fazer a nossa parte, seja com recolhimento de lixo na rua ou nas margens de alguma fonte d’água, com o plantio de árvores ou na economia de água. Boa leitura e uma boa ação para você!