Além de uma nova plataforma que promete modernizar o sistema e permitir o cruzamento de dados dos usuários, em Venâncio Aires, o setor do Cadastro Único (CadÚnico) está em novo endereço. Agora não mais na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, o serviço que já é oferecido no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Battisti, na rua Professora Alba Koslowski número 3.500, também é disponibilizado no Cras Centro, que fica na Avenida Ruperti Filho, número 789.
Com essas alterações o serviço está normalizado. Conforme destaca a secretária Camilla Capelão, o atendimento do CadÚnico, esteve suspenso em todo pais de 28 de fevereiro a 20 de março, quando houve a migração do sistema do cadastro, que até então era da Caixa Econômica Federal para o Dataprev, empresa pública que fornece tecnologia para os serviços de previdência e sociais do governo brasileiro. O Cadastro Único é a porta de entrada para mais de 40 programas governamentais, como Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A mudança na plataforma visa garantir maior integração com outras bases de dados do Governo Federal, com informações sobre renda, benefícios previdenciários, escolaridade e situação de vulnerabilidade social, que serão automaticamente incorporadas ao cadastro, reduzindo a necessidade de comprovação manual por parte das famílias. A nova plataforma também identifica óbitos, evitando que benefícios sejam pagos indevidamente. Para isso, o Cadastro Único será integrado aos registros da Receita Federal, do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC) e do Sistema de Controle de Óbitos (SISOBI).
O governo garante que com a atualização, o Cadastro Único se tornará mais rápido e eficiente, facilitando o acesso da população a programas sociais e garantindo mais transparência na concessão dos benefícios. Passando a exigir que todos os membros da família cadastrada tenham CPF, também será possível a integração do Cadastro Único com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas, tornando as informações mais seguras e confiáveis.
Conforme a responsável pelo setor em Venâncio Aires, Jennifer Andriele de Jesus Moreira, quem já está inscrito no CadÚnico não precisa refazer o cadastro, mas para quem quiser encaminhar a inscrição é necessário apresentar o CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho, comprovante de endereço, comprovante de renda, comprovante de escolaridade dos estudantes e para os produtores rurais a apresentação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que pode ser solicitado no sindicato ao qual é associado ou na Emater.
O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, inclusive no horário do meio-dia. Os telefones para contatos são 2183-0771 (Cras Battisti) e 2183-0675 (Cras Centro).
Passe livre
Também está sendo ofertado junto ao Cras Centro os serviços para emissão das carteiras de Passe Livre para idosos, deficientes, autistas, portadores de fibromialgia e do programa Identidade Jovem. Informações sobre documentação e critérios para os encaminhamentos de cada modalidade podem ser buscadas na sede que fica na Avenida Ruperti Filho, 789 ou ainda pelo telefone 218300675.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura