A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires apreciou e aprovou, durante a sessão da noite desta segunda-feira, dia 30 de junho, o projeto de lei de autoria do Executivo que prevê a prorrogação de contratos temporários – por excepcional interesse público – de quatro cuidadores sociais. O período é de seis meses, com a possibilidade de nova prorrogação por mais meio ano.
De acordo com a justificava do projeto, a medida é necessária para a continuidade dos atendimentos prestados no Centro Dia Inácio José Assmann, espaço localizado no bairro Cidade Alta. Inaugurada em junho do ano passado, a unidade pública é responsável pelo acolhimento de idosos e de pessoas em situação de vulnerabilidade social com algum grau de dependência de cuidados.
Os frequentadores da unidade permanecem no local durante o dia e, à noite, retornar para as suas casas, como forma de manutenção dos vínculos familiares e sociais. São, em média, 16 usuários e o cargo de cuidador social é fundamental para o funcionamento do serviço. Os profissionais auxiliam nas atividades básicas, como alimentação, acolhimento e higiene pessoal, além de trabalharem a promoção da autonomia, elevação da autoestima e organização da rotina diária.
SECURITIZAÇÃO
Outro destaque da sessão desta segunda-feira foi a aprovação do projeto de lei que institui na Câmara a comissão especial denominada Frente Parlamentar em Defesa do Produtor Rural, Combate ao Endividamento e pela Securitização para o ano de 2025. A proposição partiu dos vereadores Nilson Lehmen e Gilberto dos Santos, ambos do MDB, que se dizem preocupados pelo fato do não atendimento das demandas dos produtores rurais gaúchos. Eles pretendem manter a pauta em evidência e, junto com os demais colegas, buscar alternativas viáveis para que os agricultores retomem as condições adequadas para os mais diversos cultivos e produções.