O pequeno Davi, protagonista da história, esteve presente, acompanhado dos pais Luiza Lazzaretti e Miguel Schimuneck (Foto: Fernanda Bergmann/AI Câmara)
O pequeno Davi, protagonista da história, esteve presente, acompanhado dos pais Luiza Lazzaretti e Miguel Schimuneck (Foto: Fernanda Bergmann/AI Câmara)

Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 1º, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou uma moção de aplauso, de autoria do vereador Everton Dias (PDT), em reconhecimento à atuação exemplar das professoras Maristela Rusch e Pâmela Soares, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Osmar Armindo Puthin, que salvaram a vida de uma criança de 3 anos em situação de engasgo crítico.

O episódio ocorreu nas dependências da instituição de ensino, quando o pequeno Davi apresentou sinais de obstrução das vias respiratórias, com risco iminente de asfixia. De acordo com a justificativa, demonstrando coragem, preparo e presença de espírito, as professoras aplicaram corretamente a manobra de desobstrução (Manobra de Heimlich), revertendo a situação e preservando a vida da criança.

A moção destaca que a ação das educadoras evidencia comprometimento, responsabilidade e dedicação ao bem-estar das crianças, servindo de exemplo para toda a comunidade escolar. A professora Pâmela Soares esteve presente na sessão para receber a homenagem, enquanto Maristela Rusch, residente fora do município, não pôde comparecer.

O pequeno Davi, protagonista desta história, esteve presente, acompanhado dos pais Luiza Lazzaretti e Miguel Schimuneck. “É uma singela homenagem por este gesto heroico e decisivo das profissionais, cuja atitude fez toda a diferença em um momento crítico”, afirmou o vereador Everton Dias.