Na segunda-feira, 10, começa a vacinação contra a influenza (gripe) em todo o estado. A vacina será aplicada em todos os grupos prioritários e a 25ª campanha segue até o dia 31 de maio. Na primeira semana de imunizações, com expectativa de atender uma grande demanda, as UBSs do bairro Gressler e Central terão horários especiais estendidos de segunda, 10, até sexta, 14 (veja o box). Além destas, pelo menos mais seis unidades de saúde também estão confirmadas para realizar a aplicação do imunizante.
As crianças que nunca fizeram a vacina contra a influenza devem receber duas doses do imunizante, com intervalo de 30 dias. Além disso, quem recebeu a vacina contra a Covid-19, não precisa mais fazer intervalo para receber a da influenza. Inclusive, as duas podem ser feitas no mesmo dia. A única contraindicação para a vacina é se a pessoa tiver sintomas da doença, como febre. Neste caso, o indicado é aguardar que os sintomas desapareçam.
Nos grupos prioritários, que terão os dados contabilizados na meta de atingir 90% do público, fazem parte as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. O restante dos públicos incluídos como prioritários também recebem as doses, mas de forma administrada.
Neste grupo estão os demais trabalhadores da educação; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; e trabalhadores portuários.
Postos e horários
• UBS Gressler (turno estendido na próxima semana) – de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Depois reabre das 17h às 19h30min e, na sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 15h, reabrindo também às 17h até as 19h30min.
• UBS Central (turno estendido na próxima semana) – de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 19h.
• ESFs Macedo, Gressler, Santa Tecla, Tabalar e Coronel Brito – de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Nas sextas, das 9h às 11h e, à tarde, ficam fechadas.
• EAP Santa Tecla (antiga UBS) – de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Nas sextas-feiras, das 9h às 11h e das 13h30min às 15h.
Dia D
• No sábado, 15 de abril, será feito um Dia D municipal para aplicação de vacinas, incluindo a contra a influenza (gripe). A ação será das 8h às 16h, em cinco postos de Venâncio: UBS Central, EAP Santa Tecla, ESF Macedo, ESF CAIC (que está funcionando no posto do bairro Battisti) e EAP Gressler.
• O Dia D oficial da campanha contra a gripe ainda não foi definido pelo Governo do Estado, mas a Administração Municipal decidiu investir em um Dia D em Venâncio Aires, para também oferecer as demais vacinas.