A cada ano, a Campanha da Fraternidade, celebrada pela Igreja Católica, aborda um tema específico para o período da Quaresma, que representa 40 dias antes da Páscoa. Em 2024, o tema foi ‘Fraternidade e Amizade Social’. Neste ano, foi destinado ‘Fraternidade e Ecologia Integral’, com o intuito de promover a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente e os impactos das mudanças climáticas. O lançamento da campanha ocorre nas missas das 8h30min e 19h30min, desta Quarta-feira de Cinzas, 5, na Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
Segundo o pároco Roque Hammes, da Paróquia São Sebastião Mártir, é fundamental considerar e refletir sobre o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, que relembra a criação do mundo por Deus. ‘E Deus viu que tudo era muito bom’ (Gênesis 1,31). Ele destaca que Deus entregou um mundo perfeito às pessoas e questiona. “Se antes era bom e hoje não está mais, quem seria o responsável por isso? Precisamos, sobretudo, pensar no cuidado com a nossa casa comum”, comenta.
Hammes também ressalta que, recentemente, o Rio Grande do Sul enfrentou uma grande enchente, ondas de calor e tempestades que causaram danos ao meio ambiente. Neste período de Quaresma e de preparação para a Páscoa, que remete aos 40 dias que Jesus passou no deserto, é um momento propício para refletir sobre os acontecimentos recentes e sobre as ações humanas que podem evitar tais problemas.
“É uma obrigação do ser humano cuidar do mundo como se fosse a sua casa, porque ele é.”
PÁROCO
Roque Hammes
Romaria da Terra
Na terça-feira, 4, lideranças da Igreja de diversos municípios do Rio Grande do Sul se reuniram em Arroio do Meio para a 47ª Romaria da Terra. O objetivo do encontro foi para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, diante da devastação causada pelas enchentes de maio de 2024.
O pároco Roque Hammes explica que, ao mesmo tempo, a Igreja manifesta sua gratidão pela solidariedade recebida de diversas partes do Brasil e do mundo, enquanto homenageia as vítimas fatais da enchente. “Levamos esperança para as pessoas que foram atingidas pela enchente”, destaca.