Inicialmente planejada para durar um mês (entre 15 de março e 15 de abril), a campanha ‘Venâncio Cresceu e Nós Podemos Provar’, que busca moradores da Capital do Chimarrão que ainda não foram recenseados pelo Censo Demográfico 2022, seria encurtada até o fim do mês de março, contudo, foi decidido pela manutenção do prazo original. O Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou 68.443 habitantes em Venâncio Aires, enquanto que a projeção inicial era de 72.373.
A campanha consiste na sensibilização da população em participar do Censo, respondendo a um formulário, com questões breves, como nome, idade, CPF e RG, quantos moradores há na sua residência e semelhantes. O objetivo é alcançar os 71.317 moradores, que manteriam Venâncio Aires com coeficiente de 2,6 no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – caso seja mantida a população prévia, o Município cai para 2,4 e pode perder até R$ 4,5 milhões anualmente.
Números preliminares
Até o momento, cerca de 350 panfletos físicos foram recolhidos pelo Município, além de 59 preenchimentos do formulário de forma on-line. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, estes números devem totalizar cerca de 1,5 mil pessoas, o que ainda seria insuficiente para o objetivo da Administração de, no mínimo, três mil habitantes alcançados.
Nesta semana, a campanha deve sofrer uma mudança de foco. Além da manutenção de panfletos em diversos locais do município e, também, das respostas on-line, um grupo de pessoas deve ser dedicado a entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos de inúmeras empresas da Capital do Chimarrão para procurar trabalhadores que ainda não responderam ao Censo Demográfico 2022.
Assim como a campanha na Capital Nacional do Chimarrão, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou mais uma vez a etapa de apuração e coleta do Censo Demográfico 2022. Em nota divulgada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, o trabalho se estenderá, agora, até o fim de abril. Com isso, o instituto também adiou a previsão de divulgação dos dados preliminares do levantamento, agora prevista para o dia 4 de maio.
Para tirar dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99910-9500.