
Evento realizado no auditório da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, marcou mais uma etapa da mobilização que busca viabilizar a construção de uma nova ponte, ligando o município a Cruzeiro do Sul. Na presença de autoridades, empresários e lideranças da Região dos Vales, foi lançada a Campanha ‘Ponte dos Vales’.
A marca visual do movimento, com logo e slogan “A ponte que todos precisam para nunca mais parar”, foi apresentada pela Agência de Publicidade Falara. Também foram divulgados dados técnicos da estrutura de 3,1 mil metros de extensão, sendo 1,2 mil metros somente ponte, e altura de até 36 metros – vigas com dois metros acima da enchente de 2024. O valor estimado da obra é de R$ 280 milhões.
Capitaneada pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), a campanha pretende mobilizar diversas frentes em defesa do projeto. Apesar de localizada entre os municípios de Estrela e Cruzeiro do Sul, estará próxima de Lajeado, sendo apontada como solução inter-regional e estadual para o gargalo da mobilidade e logística, comercial, industrial, urbana e também turística na Região dos Vales e Rio Grande do Sul. A nova ponte aliviaria o tráfego na BR-386, por onde circula R$ 40 bilhões ou 70% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho, e poderia ser um caminho alternativo em casos de desastres naturais, como as enchentes de 2023 e 2024.
Representatividade
Mais de cem pessoas compareceram à Cacis para conhecer e dar apoio à campanha regional que buscará engajamento estadual. Além da prefeita de Estrela, Carine Schwingel, e dos colegas de Cruzeiro do Sul, Cesar Leandro Marmitt (Dingola), e Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, acompanharam o lançamento, vereadores e presidentes de entidades industriais, comerciais e de serviços da região.

“Se formos considerar a demanda do Vale, este precisa de, no mínimo quatro pontes. Mas temos que entender que no atual momento, para com as verbas públicas que estão hoje destinadas e reservadas a este propósito, só uma será possível, e a mais viável e completa neste momento é a Ponte dos Vales”, observou Carine. “Tenham certeza que o Vale do Rio Pardo também está nesta luta”, completou Rosa.
O presidente da Cacis, Claus Humberto Wallauer, e o diretor da CIC-VT, Nilto Scapin, apresentaram motivos que levam parte da população e lideranças políticas e empresariais a acreditarem no projeto. “Não podemos ficar à mercê de uma única via, como é o caso da BR-386. Precisamos de mais obras, mais conexões e diversas frentes acreditam ser este o projeto estruturante que vai atender a estas demandas”, observa Scapin. Destacou, ainda, apoio de entidades estaduais, como Federasul, Fecomércio, Farsul e Fiergs.
(Fonte: AI Cacis)