A campanha Maio Laranja tem o objetivo de dar visibilidade ao combate ao abuso e exploração sexual infantil tem ações especiais em Venâncio Aires. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) iniciou nesta terça-feira, 2, uma série de encontros de capacitação com profissionais de diversos setores da rede municipal. O roteiro iniciou com orientadores e diretores de escolas municipais.
Conforme a coordenação da programação, a assistente social, Juliana Art Abichequer Rheinheimer e a estagiária de Serviço Social, Ellen Nottar, a proposta é refletir sobre formas de abordar didaticamente o assunto da violência e do abuso com as crianças, diagnosticar situações de riscos que os estudantes possam estar vivendo, entre outras reflexões.
“Acreditamos na articulação e fortalecimento dos processos de trabalho entre os serviços da rede socioassistencial, em virtude disso realizamos ações em prol do Maio Laranja”, destaca a coordenadora do Creas, Viviane Mengue Pegoraro.
Além dos encontros de capacitação, a programação Maio Laranja vai contar com uma exposição, denominada ‘Abuso Velado’, com trabalhos realizados com os usuários do Centro de Referência de Assistência Social, durante as oficinas de arte terapia de Voní Eidt. A exposição acontece de 15 a 19 de maio e a visitação deve ser feita mediante agendamento pelos telefones 2183–0665 e (51) 99775-3432.
A campanha Maio Laranja é instituída pela Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022 e também com a Lei Municipal Nº 7.058-CM de 5 de outubro de 2022, que institui a Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fonte: AI Prefeitura