Na sexta-feira, 8, a Emater/RS-Ascar local, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires, organizou uma viagem para o município de Ibarama, sede do 24º Dia da Troca de Sementes Crioulas de Ibarama, 11º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, 11ª Feira da Economia Popular Solidária e Feira do Produtor Rural. De Venâncio Aires, participaram 52 agricultores, sendo que quatro deles expuseram sementes e mudas crioulas em bancas, apresentaram produtos e divulgaram cultivares do município para diversas regiões do Estado.
Para o técnico agrícola Alexandre Kreibich, que acompanhou o grupo de agricultores da Capital do Chimarrão, o evento foi um momento importante de integração, com troca de sementes, mudas e experiências. “Também houve palestras sobre a temática, além de espaço para debates. À tarde, realizamos uma visita à Vinícola Irmãos Fin, em Ibarama, para conhecer alternativas de produção e renda para a pequena propriedade”, relata.
Kreibich ainda destaca a relevância de promover espaços que possibilitem a troca de conhecimentos e o intercâmbio de materiais propagativos entre agricultores familiares e demais interessados. “A assistência técnica e extensão rural, assim como o apoio ao agricultor por meio de órgãos públicos, são fundamentais para o desenvolvimento dos produtores da região. Esse trabalho contribui para a geração e agregação de valor, conquista de benefícios sociais e para a permanência saudável dos agricultores e seus filhos no cultivo da terra”, conclui.