A manhã da quinta-feira, 27, foi de uma ação especial na Casa de Acolhimento de Venâncio Aires. Na oportunidade, alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, foram ao local entregar bonecas de pano e carrinhos com material reciclável para as crianças. Também promoveram brincadeiras antigas, como ‘dentro e fora’, arremesso na boca do palhaço, pular corda e passar o anel.
Chamado de ‘Brinquedos que Iluminam’, o projeto foi idealizado na disciplina de Linguagens Estruturais Artísticas, com a professora Márcia Dreissig. Também participou a professora Martha Pranke, que trabalhou com o grupo o resgate de brincadeiras antigas. “A ideia inicial era entregar em abrigos onde estavam crianças atingidas pela enchente. Mobilizamos a comunidade para doação de tecido, lã, fibra, tampas, fitas e rendas. Como temos apenas dois períodos semanais da disciplina e demandou tempo pra confecção das bonecas, resolvemos que também seria importante doar para uma casa de acolhimento”, explicou Márcia, que escolheu Venâncio para ação porque já trabalhou em escolas da Capital do Chimarrão e conhece muitas pessoas no município. “Não foi apenas uma entrega de presentes, mas os alunos brincaram com as crianças. Acreditamos que a boneca acolhe e, enquanto essa criança brinca, estará ‘esquecendo’ de momentos ruins que passou”, considera.
Segundo Cássio Silva, administrador da Casa de Acolhimento, além dos presentes, os estudantes de Santa Cruz trouxeram o resgate de brincadeiras que já estão um pouco esquecidas ou até mesmo desconhecidas pela geração de hoje. “As crianças se divertiram muito com as atividades e brincadeiras.” Atualmente, a Casa de Acolhimento de Venâncio atende 18 crianças.