O prédio localizado na rua Leopoldo Aloisius Hinterholz, entre o Colégio Estadual Poncho Verde e a Igreja Matriz Santa Inês, no Centro, que até a metade deste ano abrigou as atividades da Prefeitura de Mato Leitão, agora recebeu uma nova função: ser um espaço para resgatar histórias e fomentar a cultura no município.
No último domingo, 22, durante a programação do Natal das Orquídeas, a Administração Municipal entregou oficialmente à comunidade a Casa de Cultura. O local abriga a Biblioteca Pública, sala com instrumentos musicais, acervo com quadros das soberanas da Festa Municipal do Colono Imigrante e da Festa das Orquídeas, além dos casais de reis e rainhas dos idosos, e museu, junto à Sala ‘A História Preservada em Objetos’.
O espaço também contempla uma sala de aula com móveis antigos e uma para os trajes típicos, a Sala do Artesão e uma para exposições. “As pessoas vão sentir as suas raízes neste local. É uma casa em movimento e que tem histórias vivas. Um espaço que é da população”, define a primeira-dama e secretária de Educação, Cultura e Desporto, Vera Bohn.
A Casa de Cultura permanecerá aberta para visitação nos turnos da manhã e da tarde. Em janeiro, o horário de funcionamento será das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Além de proporcionar a muitas pessoas recordações e a oportunidade de reviver momentos importantes, a Casa de Cultura funciona como um local de aprendizado para as crianças, que poderão descobrir e conhecer histórias de Mato Leitão. Inclusive, várias turmas de escolas já visitaram o espaço.
Entre elas estão os estudantes de 4º e 5º da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn, que junto da vice-diretora da instituição de ensino, Beatriz Pedroso, conheceram o local e realizaram um trabalho durante as oficinas de Arte. As telas pintadas por eles foram expostas na sala ‘A História Preservada em Documentos e Imagens.’ Na Casa de Cultura também está o livro original da história de Mato Leitão.
Durante a solenidade de abertura, promovida junto à programação do Domingo Cultural, o prefeito Carlos Bohn ressaltou a importância da iniciativa. “Muitos irão se identificar com algum item, por menor que ele seja. Estamos fazendo a nossa parte e preservando nossa história, a história de Mato Leitão.”
“É respeito e reconhecimento pelo que eles [nossos antepassados] fizeram e nos deixaram. Foi um trabalho árduo e intenso da nossa equipe [da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto] para deixar tudo pronto e organizado.”
VERA BEATRIZ LERMEN BOHN
Primeira-dama e secretária de Educação, Cultura e Desporto
Museu
• A sala ‘A História Preservada em Objetos’, onde estão expostas as peças do museu, conta com itens entregues pela população durante a 1ª Gincana Cultural realizada no município, quando uma das tarefas era, justamente, arrecadar peças antigas para promover o resgate cultural do município.
• Agora, esses itens estão disponíveis para visitação. Além disso, quem tiver interesse em contribuir com o espaço, pode fazer a entrega de peças para serem expostas.