Um casal está utilizando o nome do Conselho Tutelar para aplicar golpes em Venâncio Aires. Conforme relatos recebidos nos últimos dias, os golpistas abordam pessoas nas ruas solicitando dinheiro, alegando que tiveram os filhos retirados pelo órgão e que precisam comprovar vínculo empregatício ou outras situações.
Segundo as denúncias, a mulher chega a apresentar um documento que seria, supostamente, do Conselho Tutelar para tentar convencer as vítimas a darem dinheiro.
De acordo com o conselheiro tutelar Jeferson Schultz, o caso já foi verificado junto a outras cidades. “Recebemos a informação de que eles agiam da mesma forma em Farroupilha, onde as crianças estariam sob os cuidados da avó. A preocupação é que usam nosso nome e tentam sensibilizar a comunidade com histórias falsas. Vale reforçar que quem determina o acolhimento de crianças e adolescentes é o Poder Judiciário, não o Conselho Tutelar”, explica.
A orientação é de que, caso alguém presencie esse tipo de abordagem, entre em contato imediatamente com a Brigada Militar pelo número 190 ou (51) 3741-1717.