O destino de hoje fica no Litoral do Rio Grande do Sul e é um ótimo lugar para incluir no roteiro de quem vai para a praia. Com 12 metros de altura, esse destino passou a ser mais visitado nos últimos dois anos. Antes disso, era um lugar desconhecido e pouco explorado.
Maquiné tem mais de 10 cachoeiras espalhadas pelo seu território, mas a maioria delas é de difícil acesso ou em propriedades privadas. A cascata fica a 269 quilômetros de Venâncio Aires, mas se você já estiver no Litoral, esse trajeto fica bem mais curto. São apenas 57 quilômetros de Capão da Canoa.
Para chegar é muito fácil: depois de passar o centro de Maquiné, você irá percorrer 10 quilômetros de estrada de chão até chegar em uma localidade (Barra do Ouro). Após isso, são mais 10 quilômetros. Ambos os trajetos são muito bem conservados. Ao chegar, há um estacionamento gratuito e são apenas 300 metros de trilha.
O espaço é privado, portanto há algumas regras de boa convivência que devem ser seguidas: não fumar, não fazer fogueira e não ouvir música alta. O espaço é conhecido por ser um lugar calmo e tranquilo. O valor do ingresso para acessar a cascata é de R$10.