No dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, cerca de 80 prendas se reuniram para participar da Cavalgada das Prendas, foi a 13ª edição do evento, organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão.
Com o objetivo de promover a integração dos Vales, participaram prendas de municípios como Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Arroio do Meio, Estrela, Encantado e Bom Retiro do Sul. O percurso foi de 27 quilômetros, com saída do CTG Bento Gonçalves, em Lajeado e chegada em Mato Leitão no Parque das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. A atividade contou ainda com um grupo de 50 pessoas no apoio durante o percurso.
O patrão do CTG Querência da Mata, Sanir Freytag, avalia como positiva a participação das prendas na cavalgada. “Desde prendinhas até as prendas com mais idade, mostrando que tradicionalismo não tem idade”, afirma. Ele destaca que o percurso foi feito com tranquilidade, com integração e diversão entre as participantes. No fechamento da cavalgada, autoridades do município, da 24ª Região Tradicionalista (RT) e a patronagem do Querência da Mata recepcionaram as prendas.