Após a estreia na Comunidade de Vila Santa Emília, no dia 4 de abril, o projeto de cinema itinerante ‘Cuca+Cinema+Linguiça’ chega ao 5º Distrito de Venâncio Aires. A sede da Suib, em Centro Linha Brasil, sediará a edição da atividade na quinta-feira, 24, a partir das 19h30min, com entrada gratuita.
Depois da exibição do documentário ‘O Veneno Está na Mesa’, dirigido por Sílvio Tendler e lançado em 2011, haverá um bate-papo com o jornalista Emerson Machado, seguido de um lanche colonial. O projeto foi selecionado no edital municipal PNAB 2024 e conta com financiamento da Lei Aldir Blanc. Conforme Emerson Machado, o filme escolhido mergulha na problemática do uso intensivo de agrotóxicos na agricultura brasileira e o documentário utiliza uma combinação de dados estatísticos, reportagens, entrevistas com profissionais de diferentes áreas (agricultores, agrônomos, médicos) e histórias humanas tocantes para compor um panorama crítico do abuso desses químicos.
As edições circularão por quatro comunidades rurais e uma da área periférica de Venâncio Aires. O nome ‘Cuca+Cinema+Linguiça’ remete à cultura gastronômica local, combinada com uma das áreas da arte: o cinema. Faz parte da proposta do projeto o movimento de levar cultura até localidades que normalmente não recebem atividades culturais diversificadas, promovendo assim a democratização do acesso à produção audiovisual nacional, que é muito rica, porém pouco acessada.
(Fonte: Assessoria de Imprensa)