No fim de semana, foi realizada a 45ª edição da Festa Municipal do Colono, este ano na Associação Esportiva e Recreativa Teresinha (Aert), de Vila Teresinha, no interior de Venâncio Aires. A programação iniciou na sexta-feira, 26, com a peça de teatro ‘Thiltapes, a caçada final’, e seguiu até o domingo, 28, com bandas, desfile temático, gincana, exposição, feira comercial e tenda colonial e de artesanato.
O segundo secretário da Aert, Wiliam Wildner, disse que, na avaliação da equipe organizadora, todas as expectativas foram superadas: “Esperávamos um público bom, e mesmo com tempo instável, isso aconteceu. Estávamos preparados”. No domingo, 28, teve almoço típico alemão e foram vendidos 1.050 cartões.
Wildner estimou que, na sexta-feira à noite, compareceram 1,5 mil pessoas, no sábado à noite em torno de 500 pessoas e, no domingo, durante o dia todo, foram cerca de 8 mil presentes na festa. O cálculo da equipe foi feito com base em imagens de drone e carros pelos espaços de estacionamento da festa. O segundo secretário afirmou que no domingo houve um problema com a energia elétrica, quando a empresa RGE fez reparos que ocasionaram momentos de falta de energia durante a festa. “Serve de aprendizado. Uma festa deste tamanho não pode ficar sem gerador”, comentou.
Wildner agradeceu todos os colaboradores, sócios, não-sócios, diretoria da Aert, Clube de Mães Helena Bohn, grupo da Terceira Idade Sempre Jovem e jovens que fizeram a festa acontecer. Foram em torno de 150 pessoas envolvidas na organização, entre copa, cozinha, churrasqueira, abastecimento, compras, deslocamento, limpeza, gincana e expositores. “São muitos responsáveis e várias equipes”, concluiu.
Corte
Neste ano, a corte foi formada pela garota teuto-brasileira Mariana Vale de Brito e as princesas Amanda Michele Antony, Nicole Luiza Burghardt e Wanessa Vithória Becker. Mariana concordou que a edição deste ano superou as expectativas e foi um evento memorável e de sucesso. Ela evidenciou o início da programação com o teatro e a diversificação de atrações durante o fim de semana. “A diversão foi garantida para todas as idades, criando momentos inesquecíveis para todos”, avaliou.
Em nome da corte, ela agradeceu à diretoria da Aert pelo acolhimento e às comunidades de Andréas, Santo Antônio, Duvidosa e Cecília pela confiança na representação de cada uma das localidades. “É uma honra representar essas comunidades e trabalhar ao lado de pessoas tão dedicadas”, completou.
“Homenageamos com carinho o colono, figura central da festa, e agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do evento. A união e o esforço de todos envolvidos são a prova de que juntos podemos realizar grandes feitos e celebrar as tradições com amor e dedicação.”
MARIANA VALE DE BRITO
Garota teuto-brasileira 2024
Resultados da gincana
- 1° lugar – Associação de Leitura e Canto Jovialidade, de Linha Andréas, com 63 pontos
- 2° lugar – Associação Esportiva e Recreativa Santo Antônio, de Linha Santana, com 50 pontos
- 3° lugar – Sociedade Esportiva e Recreativa Bom Humor, de Linha Cecília, com 42 pontos
- 4° lugar – Associação Esportiva e Recreativa Duvidosa, de Linha Duvidosa, com 41 pontos