A enchente também impacta no fornecimento de energia elétrica na região. De acordo com a RGE, considerando os municípios de Venâncio Aires, Sério e Mato Leitão, são aproximadamente 3,2 mil clientes sem luz. Desse montante, cerca de 90% dos casos são relacionados a impedimentos de acesso das equipes de emergência, devido a inundações ou deslizamentos de terra, com muitas estradas bloqueadas na região serrana de Venâncio.
Segundo o consultor de negócios da RGE Sul, Cristiano Silva, na parte urbana, a região baixa tem a maior dificuldade em função do volume de água que impossibilita acesso. “Os desligamentos foram em razão da segurança, para resgate das pessoas. Na região de Mariante, estamos monitorando a evolução das águas, para evitar situações envolvendo riscos de choque.”
Ainda conforme Silva, a RGE está em constante contato com a Defesa Civil, a respeito de reais condições de segurança para poder recompor as redes, especialmente na região baixa. “À medida que se tenha informação de redução de recuo da água, vai se promover a energização de trechos possíveis. Dependemos exclusivamente do nível da água baixar. Havendo essa condição e Defesa Civil nos comunicando, vamos energizando”, informou.