Apesar de o outono já ter começado e o calor ter sido amenizado, efeitos da estiagem ainda prejudicam inúmeras famílias no interior de Venâncio Aires. A Patrulha Agrícola, que, anteriormente, fazia parte da Secretaria de Desenvolvimento Rural e agora integra a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), é a responsável pela entrega de água com caminhões-pipa, no interior do município. O trabalho começou no dia 6 de setembro do ano passado e segue sendo realizado.
Segundo o coordenador da Patrulha Agrícola, Rodrigo Garin, conhecido como Rodrigo VT, são quatro caminhões-pipa no atendimento, e os trabalhos seguem em feriados e fins de semana. Até a última terça-feira, 4, foram distribuídos cerca de 4,5 milhões de litros de água. “Infelizmente, as chuvas recentes ainda não amenizaram o problema”, destaca o coordenador.
As principais localidades atendidas no momento são no 9º Distrito, próximas à Vila Estância Nova, e no 3º Distrito, na região Serrana, próximo à Vila Deodoro. Para realizar o pedido, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo telefone 2183-0734. A previsão é que o atendimento ocorra em um período de três a quatro dias. “Os caminhões sofrem muito desgaste e em função disso geram bastante manutenção, por isso a demora de alguns dias”, esclarece Rodrigo VT.
“Não sabemos até quando irá a estiagem, mas enquanto tiver pedidos de atendimento, atenderemos.”
RODRIGO GARIN, O RODRIGO VT
Coordenador da Patrulha Agrícola
Localidades atendidas durante a estiagem
- Vila Mariante, Vila Estância Nova, Linha Chafariz, Picada Mariante, Picada Nova, Taquari Mirim, Campo Grande, Rincão de Souza, Cerro dos Bois, Estância São José, Linha São João, Cerro dos Narcisos, Ponte Queimada, Vila Palanque, Linha Herval, Santa Emília, Vila Terezinha, Linha Hansel, Tangerinas, Vila Arlindo, Linha Sapé, Linha Marechal Floriano, Linha Antão, Arroio Grande, Linha Isabel, Linha Brasil, Picada Treib, Vila Deodoro, Linha Mangueirão, Monte Belo, Linha Lucena, Sexto Regimento, Linha Cachoeira, Linha Cipó, Linha Santos Filho, Marmeleiro, Linha da Serra, e Paredão Pires.