Chimarrão atrai visitantes estrangeiros para Venâncio Aires

-

Uma bebida que carrega muitos significados, simbologias e uma tradição que ultrapassa gerações. O chimarrão, símbolo de Venâncio Aires e dos gaúchos, é de interesse de muitas pessoas, gaúchas ou não. Recentemente, os pontos turísticos pertencentes à Rota do Chimarrão receberam a visita de uma família vinda da Alemanha.

Brasileiros que residem em Munique, na Alemanha, há mais de 15 anos, Gustavo e Luciana Dessoy visitaram pontos turísticos de Venâncio Aires recentemente junto dos filhos Luísa e Pedro e Silvio Junqueira.

A família conheceu a Figueira Centenária, Escola do Chimarrão e Viveiro de Mudas Flor da Terra. Na escola, além de participarem da aula de chimarrão e degustarem bolo, chá e licor de erva-mate, assistiram a um vídeo que mostra a erva-mate desde a semente até plantio, poda e processos de fabricação.

Localizada em Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, a Escola do Chimarrão conta com um livro de presenças com mais de seis mil visitantes e com o slogan ‘Tão bom quanto tomar é saber fazer’, a escola já recebeu visitantes de diferentes regiões do país e de 15 países. “O ambiente é rústico e temático e tem história familiar: um galpão de 1957 onde funcionava a primeira fábrica de erva dos meus pais, Silvério e Délcia Rüdiger. Nesta parte funcionava o empacotamento da erva-mate”, relata secretária executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger Pastore.

Ela cita que se trata de um atrativo turístico muito forte, pois os visitantes têm muita curiosidade em aprender mais sobre a história da erva-mate e do chimarrão, além de poderem aprender sobre diferentes modelos de chimarrão. “Cada visitante tem à sua disposição uma bancada com mais de 15 itens que são usados para fazer os modelos”, comenta.

Cultura

Rejane reforça que os visitantes mostram muito interesse em tudo que se refere ao chimarrão e à cultura do gaúcho. No espaço, são transmitidos conhecimentos sobre os benefícios do chimarrão, tipos de cuia e bomba, temperatura ideal da água, regras de etiqueta numa roda de mate, entre outros. “A dinâmica da aula não é monótona, todos se divertem muito”, garante.

Nas avaliações realizadas, 99,99% dos visitantes assinalam estar muito satisfeitos com a Escola do Chimarrão. “Queremos levar nossas mais belas tradições e preservar nosso maior patrimônio cultural: o chimarrão”, finaliza.

“A filosofia do nosso trabalho é conquistar a adesão, principalmente de crianças e adolescentes, ao hábito saudável de tomar chimarrão.”
REJANE RÜDIGER PASTORE
Secretária executiva da Escola do Chimarrão

Família conheceu mais sobre erva-mate no Viveiro de Mudas Flor da Terra, em Vila Palanque


Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido