Em Mato Leitão, a chuva bloqueou estradas e pontes nas primeiras horas da manhã. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Gilberto Carlos Pfeifer, foi interditada a estrada sob a ponte da RSC-453, que liga Linha Conceição e Palanque Pequeno. Também, na localidade de Duque de Caxias, o trânsito foi interrompido. No início da rua Leopoldo Hinterholz, sentido interior/centro, a água passou por cima da pista, na altura da ponte sobre o Arroio Grande.
Pfeifer explica que a Defesa Civil segue monitorando as pontes, para evitar que galhos e entulhos se acumulem, impedido a vazão da água. “Estamos acompanhando se tem alguma casa invadida ou não. A princípio, até o momento, não”. Informou, ainda, que as equipes da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito estão de prontidão para eventuais problemas que possam vir a ocorrer. “O pessoal está pronto para agir.”
No centro de Mato Leitão, Pfeifer informa que choveu 75 milímetros pela manhã, conforme indicado no pluviômetro instalado no pátio da Secretaria. “Geralmente, na Linha Sampaio chove mais. Conforme o site Estações RS, o volume chegou a 85.1 milímetros na bacia do Sampaio. O agricultor Rubinei Wickert informa que o arroio subiu nas proximidades do antigo salão Quinot, represando a estrada por alguns momentos na manhã.
Vale Verde
Em Vale Verde, não houve registro de interrupção de estradas ou pontes. O chefe de Gabinete, Cláudio Froemming, informou que a situação está tranquilo e sob controle. “Aqui não tem alagamento. Nenhum local que a gente saiba está alagado.” Ele explica que choveu muito durante a noite, mas que, pela manhã, se transformou em chuvisqueiro. Também informou que a Defesa Civil terá a coordenadoria alterada, já que o titular está se aposentando.
Passo do Sobrado
Em Passo do Sobrado, o secretário da Administração, João Altair Kroth, informa que reunião está agendada para as 16h, para avaliar a situação e definir ações. Pela manhã, a situação está tranquila, mas sendo monitorada pela Defesa Civil, especialmente nos loteamentos Tamandaré e da 405, localizados próximos ao arroio Taquari Mirim.
No interior, também segue monitoramento de alguns pontos considerados críticos. A assessoria de comunicação da Prefeitura enviou imagens de estrada de Cerro Boa Esperança, próximo a divisa com Vale Verde, tomada pela água. Também informou que trecho da Várzea dos Camargo também sofreu alagamento. O site Estações RS registrou 69.2 milímetros de chuva.