Foto: Divulgação/Sesi
Foto: Divulgação/Sesi

Muita gente se pergunta se pode fazer exercícios com dor no joelho. Pois as pessoas têm medo de agravar uma lesão ou forçar demais a articulação. E você, já passou por isso? Pois é…

Sem dúvida, é essencial cuidar do joelho do jeito certo. A fim de evitar lesões, aliviar a dor e ter uma vida normal. É bom lembrar que o joelho é uma parte articular, que permite ou limita os movimentos. Até mesmo os mais comuns do dia a dia.

Como subir escadas, correr, levantar e se mover…

E não é só ao fazer tarefas simples, não, viu? Tem gente que sente dor no joelho ao agachar nas séries da academia e no trabalho. O que, por sua vez, além de atrapalhar o desempenho, causa medo e insegurança.

Por isso, se você já ouviu um estalo no joelho ou se já lida com a dor no local há um tempo, veja o que pode fazer para melhorar. Só não esqueça de pedir o aval do seu médico antes. Ok? Saiba qual exercício é bom para dor no joelho. Veja as nossas dicas!

5 Dicas de exercícios para dor no joelho

Elevação da perna esticada
Você pode incluir na sua rotina de exercícios para dor no joelho a elevação da perna esticada. Uma tarefa simples que você pode fazer em casa. Sem forçar muito o joelho.

Para fazer isso, é bom contar com um tapete de exercícios. A fim de proteger o corpo ao se posicionar sobre o chão, ok? Não se esqueça!

Bem, é hora de começar! Então, deite-se sobre o tapete no chão, de barriga para cima. Depois, dobre uma perna. A outra perna você vai esticar, como uma linha que está na diagonal. Agora, abaixe e eleve a perna ao menos 15 vezes, mas sem movimentos bruscos.

Ao acabar, descanse um pouco, por pelo menos 30 seg., e faça o mesmo com a outra perna. É um dos melhores exercícios para fortalecer o joelho!

Caminhada
Fazer uma caminhada todos os dias melhora a sua qualidade de vida. Além do mais, previne lesões, melhora o equilíbrio do corpo… e é ainda um bom exercício para artrose no joelho. Ou seja, pode ser feito em qualquer ocasião e em qualquer idade.

Para praticar, separe 30 minutos do seu dia. Acorde mais cedo ou faça isso depois do trabalho, mas tenha disciplina, viu? É a saúde do seu joelho e de todo o corpo que está em jogo, então não abandone a tarefa.

Agora, se você não achar um lugar para caminhar, invista em uma esteira ou bicicleta e faça isso em casa mesmo.

Treino com a bola entre os joelhos
Segundo os especialistas em fisioterapia, esse é um dos principais exercícios para dor no joelho. Ainda mais em casos de recuperação depois de uma cirurgia. Isto é, com apoio do fisioterapeuta, é claro.

Antes de iniciar, pegue uma bola que tenha um tamanho médio e que seja macia. Em seguida, deite-se de barriga para cima no tapete. Dobre os joelhos e os mantenha afastados, num espaço que condiz com o tamanho da bola. Coloque-a entre os joelhos.

Pronto! Agora é só apertar a bola com os joelhos por pelo menos 10 vezes em sequência. Faça isso 10 vezes e inclua pausas, ok? É uma ótima dica para dor no joelho após musculação, trauma ou condição física.

Alongamento da panturrilha
O alongamento é uma das tarefas mais fáceis de fazer, viu? Além do mais, é também um tipo de alongamento para joelho. Já que treina e fortalece toda a perna.

Para executar o movimento, basta contar com uma escada firme. Depois disso, você coloca a ponta de um pé na ponta do degrau inicial. Em seguida, abaixe o calcanhar, como se estivesse mais “fundo” do que o degrau.

Você vai abaixar e levantar o calcanhar algumas vezes. Sem dobrar os joelhos! Tente manter a perna firme! Pratique por 30 segundos em cada perna uma vez ao dia. É um dos exercícios para dor no joelho que vai aliviar o seu problema. Você vai ver!

Elevação da perna de lado
Você sabe quais exercícios prejudicam o joelho? Bem, sem dúvida não é a elevação da perna de lado, ok? Muito pelo contrário. Esse treino é um dos melhores para fortalecer a estrutura articular e os músculos ao redor. O que vai diminuir a dor e prevenir as lesões.

A elevação é bem fácil. Basta deitar o corpo de lado sobre o tapete de exercícios no chão. Coloque o braço debaixo da cabeça para apoiar, a fim de não machucar o pescoço. Após fazer isso, eleve uma perna e deixe a outra sobre o solo. Erga e abaixe a perna 15 vezes.

Faça pausas e repita mais duas vezes. Depois é só trocar de lado.