A revolução do Twitch, e o papel cada vez maior que influenciadores e youtubers têm para se comunicar, tornaram o jornalismo como um todo autocrítico e encontraram formas de se reformular ou configurar para continuar subsistindo em uma realidade muito complicada e competitiva. As redes sociais começaram a modificar a forma como o agora “novo conteúdo” é consumido, há muitos anos. Esse processo foi ratificado com o Covid 19.
Após a necessidade urgente criada pela pandemia de gerar meios de comunicação abrangentes e as novas tendências que nasceram ou se estabeleceram ao mesmo tempo, o jornalismo iniciou um caminho evolutivo para entrar no novo contexto digital. Talvez nunca antes o jornalismo como ramo comercial, como campo laboral, tenha encontrado uma disputa ou um problema tão global e diferente de seus interesses.
Da competência transcendente e até necessária com os novos comunicadores, nasce este novo jornalismo. Mas para chegar a essa ciência abrangente que pode monopolizar e recuperar um certo público jovem perdido, bastará um processo progressivo e gradual. Com esse desenvolvimento, também será suficiente uma renovação de painéis e equipamentos, além de uma educação de todos que vivem disso.
Para gerar esse panorama educacional e acadêmico dentro de uma ocupação tão particular, é preciso apostar em novas tecnologias e multimídia virtual, que funcionam como uma plataforma para cobrir todos os detalhes que são necessários. Justamente por meio de recursos e ferramentas digitais, é onde serão encontradas as melhorias propostas.
São muitas as companhias e empresas que têm investido e apostado na criação destas aplicações. Com a utilização destes 5 instrumentos que iremos recomendar, poderão ser produzidos conteúdos diferentes e modernos, de forma a contar as histórias que sempre nos atraíram de forma atual. Sem retirar o artesanal ou a racionalidade da peça, optamos por renovar os formatos e a estética, de forma a revitalizar a partir de dentro.
– BuzzSumo:
O posicionamento é um conceito que se tornou muito importante nos últimos anos. Através deste aplicativo e de suas funcionalidades, você poderá identificar seus seguidores e fãs, para ampliar suas audiências tanto na mídia tradicional quanto nas redes sociais que possui.
– Dilmot:
Uma ferramenta moderna para a realização de entrevistas. Um método básico e histórico de jornalismo, encontrou sua evolução em aplicativos como este. As entrevistas online cresceram em popularidade. A partir do Dilmot, você poderá melhorá-las e interagir com o público, seu público que comenta e pergunta.
– Thinglink:
Hoje, o conteúdo audiovisual é muito importante, seja fotos ou vídeos. Com o Thinglink você pode enriquecer o material com informações extras ou links de interesse, o que também aumentará a base do seu público. Você também pode editar e embelezar essas imagens.
– Resumidor:
Através de sumarizadores automáticos de texto, você poderá comunicar incidentes ou estudar temas de interesse, de forma rápida, concisa e eficaz. O resumo online dessa maneira pode economizar seu tempo e você ficará surpreso com o quão inteligente eles se tornam, executando automaticamente uma tarefa que só era feita antes. Se você estiver interessado em experimentá-los e ver se eles são benéficos para você, ou se preferir o método tradicional, sobre um sumário aqui.
– Videoleap: Um aplicativo simples, onde você pode editar e mixar seus vídeos jornalísticos. Recortar, usar filtros ou ajustar os sons do seu vídeo é um trabalho que geralmente é feito pelas equipes técnicas dos programas. Agora você tem esse painel ao seu alcance.