Em outubro deste ano ocorrem as eleições municipais em todo o Brasil. E, assim como diversas residências, prédios públicos que são usados como locais de votação da comunidade também foram afetados pelas enchentes em Venâncio Aires. No total, de 86 locais de votação na Capital do Chimarrão, cinco foram afetados, pertencem à região de Vila Mariante e arredores e recebem 1.726 eleitores a cada eleição.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Venâncio Aires, que compreende a 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, a equipe deve aguardar até o início de agosto para verificar a situação dos locais de votação atingidos (veja box). “Havendo necessidade, as seções serão remanejadas para local mais próximo que ofereça condições de funcionamento ou para um outro local de votação já existente”, explica.
Mosman ressalta que para que a seção eleitoral seja mantida no mesmo local, é imprescindível que a comunidade manifeste interesse e busque auxílio dos órgãos municipais. No entanto, caso a recuperação do espaço atingido não aconteça a tempo, o cartório fica responsável por buscar outro para a instalação da seção eleitoral.
Segundo o técnico judiciário e servidor da Central de Atendimento ao Eleitor com sede em Porto Alegre, Thomás Rocha, neste momento os cartórios estão centrados nos atendimentos após a finalização do prazo de cadastro eleitoral, que ocorreu no dia 23 de maio.
Estão sendo realizados os procedimentos de transferências de locais de votação, primeiro título de eleitor e demais dados para as eleições 2024 e isso deve seguir ainda no mês de junho. Após, segue o processo de organização do pleito, com a convocação de mesários e vistorias nos locais de votação, este ano com atenção especial ao fato de que muitos espaços foram atingidos pelas enchentes.
Locais atingidos, número de eleitores e seções
- Linha Picada Nova: Ginásio de Esportes de Picada Nova (ex-Escola Arthur Emílio Mylius) – 344 eleitores – seção 65
- Linha Travessão Mariante: Sociedade de Damas e Cavalheiros de Travessão Mariante – 109 eleitores – seção 99
- Linha Chafariz: Comunidade Católica São Cristóvão – 128 eleitores – seção 112
- Vila Mariante: Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes (ex-Escola Estadual Mariante) – 1.013 eleitores – seções 76, 105, 131 e 148
- Linha Itaipava das Flores – Associação dos Moradores e Amigos da Itaipava das Flores – 132 eleitores – seção 81