O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) lança, nesta sexta-feira, 27, a Agenda Ambiental Cisvale 2030, um conjunto de 30 ações para o desenvolvimento sustentável e aplicação do Plano Estratégico do Meio Ambiente para o Vale do Rio Pardo. As ações focam na educação e no envolvimento da comunidade para a criação de uma cultura de preservação e sustentabilidade no Vale do Rio Pardo.
No contexto atual, o presidente do Cisvale, Gilson Becker, defende a ação imediata da região em prol da preservação ambiental. “É parte do nosso legado, daquilo que deixaremos para as futuras gerações e da continuidade da nossa sociedade. É de extrema importância a criação, mas sobretudo, a implantação de um planejamento estratégico que envolva toda a comunidade”, destaca.
O projeto será apresentado à região durante evento em comemoração aos 18 anos do Cisvale, completados no último dia 20. O encontro ocorre no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul, na presença de prefeitos dos 17 municípios que integram o consórcio, gestores da área ambiental e demais convidados.
Plano Socioambiental
- Ainda no eixo Meio Ambiente, em uma ação inédita no Rio Grande do Sul, o Cisvale apresenta na sexta-feira o Plano Socioambiental para enquadramento de áreas urbanas de preservação permanente. A adequação, atende a uma exigência federal, imposta aos municípios, por meio da resolução 458/202 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Além disso, o consórcio promoverá a revisão dos Planos Municipais de Saneamento.
Fonte: AI Prefeitura