O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) realiza, no dia 6 de dezembro, a 2ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Vale do Rio Pardo. O evento, que contará com delegações dos 17 municípios consorciados, ocorrerá no Auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), durante todo o dia.
Ao final, serão eleitos os delegados que representam a região na Conferência Estadual e as propostas sugeridas pelo grupo para o Vale do Rio Pardo. Segundo a presidente do Cisvale, Sandra Backes, a partir de agora, os municípios precisam realizar mobilizações locais, realizando conferências municipais, na intenção de compor a discussão regional, marcada para o início do próximo mês.
“É muito importante que todos os gestores mobilizem suas comunidades para, primeiro, a participação e a eleição dos delegados de cada um dos municípios. Segundo, para que se pense em propostas que são de interesse e necessidade de nossa região”, pontua a presidente. Sandra explica que os eixos temáticos que serão tratados na conferência estão alinhados com as propostas nacionais.
Mitigação, adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; e Governança e Educação Ambiental, também são propostas que estão alinhadas com o trabalho do Comitê Pró-Clima, criado pela região para fazer frente às necessidades do Vale do Rio Pardo diante das mudanças climáticas. “São todas as áreas nas quais é preciso pensar ações e projetos futuros. É papel de toda a sociedade debater e discutir soluções regionais, que tenham como objetivo a nossa adaptação e resiliência aos eventos extremos do clima”, destaca.
Papel central
Os eixos debatidos na Conferência Intermunicipal serão encaminhados à etapa estadual, para composição posterior da pauta da conferência nacional. “O Cisvale tem um papel essencial nesta construção, porque além de ser uma necessidade global, a região do Vale do Rio Pardo foi muito impactada com as enchentes de maio deste ano”, ressalta a diretora executiva da entidade, Léa Vargas.
De acordo com ela, a necessidade de realização da 2ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, bem como a fixação de normas, foram discutidas e aprovadas pelo Comitê responsável pela organização no âmbito do consórcio. A Conferência Estadual de Meio Ambiente ocorrerá em 15 de março de 2025 e a nacional entre os dias 6 e 9 de maio do próximo ano.
Programação da Seminário Intermunicipal de Meio Ambiente
- 8h às 8h20min – Credenciamento
- 8h30min – Abertura oficial
- 9h– Eixos: Mitigação, Adaptação e Preparação para desastres
- 9h40min – Eixo: Transformação Ecológica
- 10 horas – Justiça Climática
- 10h30min – Eixos Governança e Educação Ambiental
- 11h – Abertura para perguntas
- 12h– Almoço
- 13h30min – Dinâmicas em grupo dos cinco eixos
- 14h30min – Retorno à plenária, apresentação das propostas
- 15h – Eleição dos delegados
- 15h30min – Encerramento
Fonte: AI Cisvale