O Colégio Gaspar Silveira Martins deu início a uma reestruturação na equipe diretiva. Daniel Auler assume como diretor administrativo da instituição, enquanto que a professora Cristiane Bencke Fengler é responsável pela direção pedagógica de forma interina, neste primeiro momento.
A decisão pela modificação na estrutura organizacional é da Associação Escolar Gaspar Silveira Martins, entidade mantenedora da instituição de ensino. Dieter Knak, presidente da mantenedora, salienta que a ideia é adotar uma nova modalidade de gestão escolar, com a divisão da direção administrativa e pedagógica visando aproveitar a possibilidade de crescimento da instituição da melhor forma. Ele acredita que a expectativa é de avanços, com a possibilidade de novas formas de trabalho com a união dos conhecimentos na área de administração do professor Daniel com a experiência da professora Cristiane. “Teremos muitas novidades e vamos estudar de uma melhor forma nossa capacidade de crescimento e avanços”, complementa Knak.
Professor universitário há 10 anos, Daniel Auler é doutor em Administração e leciona na Universidade do Vale do Taquari (Univates). “Minha função aqui é fazer a organização, melhorar os processos. Dizemos que a sala de aula é o momento mais importante, mas para tudo funcionar é necessário esse suporte externo”, diz.
Auler salienta que essa nova estruturação é inovadora, pouco vista nas instituições de ensino no nível escolar. Enquanto professor de inovação e empreendedorismo, esse é também um ponto-chave da atuação do profissional no Colégio Gaspar. “Vamos buscar possibilidades para o Gaspar. Organizar as equipes e trazer essas possibilidades”, acrescenta o professor.
Na direção pedagógica, Cristiane Bencke Fengler assume os trabalhos de forma interina. Ela já atua há 16 anos na instituição e, desde 2015, é coordenadora pedagógica. “Em equipe, como sempre trabalhamos, vamos buscar novidades e manter o foco no pedagógico”, diz. Ela salienta que os trabalhos devem ser conduzidos de acordo com as diretrizes da Rede Sinodal, proposta que já conhece pela experiência na instituição.
“A gestão de uma escola é como uma empresa, precisamos olhar custos, equipe e clima organizacional. Vamos resgatar o sentimento de pertencer, da comunidade escolar estar engajada com o colégio.”
DANIEL AULER – Diretor administrativo do Colégio Gaspar