As aulas no Colégio Oliveira iniciaram ontem, mas o pontapé do ano letivo 2024 na instituição de ensino foi dado no último sábado, 17, quando as portas do educandário foram abertas para receber a comunidade e proporcionar às famílias a oportunidade de conhecer e visitar as melhorias realizadas na estrutura física. Também foram apresentados os novos projetos que já começaram a ser desenvolvidos no local.
Em entrevista à Terra FM 105.1, o sócio-gestor da Aprender Gestão Educacional, Fernando Barcellos da Rosa, ressaltou que o momento marcou a concretização de um grande e inovador projeto. “Esse é o primeiro passo, com a escola revitalizada, laboratórios abertos e professores renovados. Estamos muito felizes”, afirmou.
Ele ainda lembrou que a escola inicia as atividades neste ano associada a uma nova proposta pedagógica, o Sistema Poliedro de Ensino, que é referência nacional. “Ele é padrão ouro de ensino. Nossa expectativa é realizar um excelente trabalho e manter a história desse colégio que tem mais de 60 anos de história em Venâncio”, destacou.
De acordo com Rosa, as melhorias iniciaram pelos ambientes educacionais de ensino e áreas comuns mais utilizadas pelos alunos, como as salas de aula – muitas passaram a contar com lousas digitais -, abertura de laboratórios, com destaque para o de Cultura Maker e o de Inteligência de Vida (LIV) e investimentos na área de Tecnologia da Informação (TI), com novos computadores e internet de alta velocidade.
“No laboratório de Cultura Maker há muito presente a robótica, programação e o desenvolvimento da cultura empreendedora e do pensamento crítico entre os estudantes, além de adaptação às novas metodologias de aprendizagem. Já no LIV o foco são ações socioemocionais para fornecer aos alunos apoio desde a Educação Infantil até o Ensino Médio”, explicou o sócio-gestor da Aprender Gestão Educacional. “É um momento de muita alegria e muito comprometimento com a Educação”, acrescentou.
Parceria
Presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Venâncio Aires Ltda (Coopeva), o professor Cássio Reis, salientou no pronunciamento que o futuro da sociedade passa pelas escolas. “Estamos, com certeza, fazendo história. Esse reinício está sendo muito marcante, principalmente para quem tem um carinho muito grande por essa escola. Estamos apresentando à comunidade o novo Colégio Oliveira e é uma alegria mostrar essa revitalização e uma nova proposta pedagógica”, mencionou.
Reis também tem uma história com a instituição de ensino, pois além de professor do local, é filho de um ex-aluno e estudou no educandário. “O Colégio Oliveira é da comunidade venâncio-airense. Ele foi projetado para todos fazerem uso da melhor forma possível. Estamos de portas abertas e a nossa principal missão é o pedagógico”, ressaltou o presidente da Coopeva.
Diretor pedagógico do Oliveira, Jair Freitag, também enalteceu a revitalização dos espaços físicos, mas reforçou que a escola está comprometida com a qualidade do setor pedagógico. “Esses projetos vão dar nova vida e nova identidade ao projeto educacional. Um corpo docente comprometido e engajado na nossa proposta já é realidade e uma certeza dos novos rumos do Colégio Oliveira, sem nunca perder a essência do olho a olho com o aluno, a construção do conhecimento de forma compartilhada e a parceria entre a escola e as famílias”, disse.
A vice-prefeita Izaura Landim também prestigiou o evento e falou sobre o sentimento de emoção ao ver a escola viver esse novo momento. “A educação é transformadora e ter o Oliveira funcionando plenamente é um orgulho para Venâncio Aires”, afirmou.
Parceria com a UFSM
- O Colégio Oliveira também iniciou o ano letivo com uma parceria junto à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O convênio prevê intercâmbio docente e discente, por meio de atividades de formação continuada com os educadores e ações de iniciação científica para os alunos, além de promover uma aproximação da instituição federal com a comunidade de Venâncio Aires.