FOTOS: Colheita do Tabaco do RS é aberta em São Lourenço do Sul

-

Nesta terça-feira, 6, São Lourenço do Sul sediou a 5ª Abertura da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul. A cerimônia foi realizada na propriedade de Romiro e Marilda Bierhals e Josiane Bierhals e Tiago Rutz Krolow.

O evento é uma promoção da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Prefeitura de São Lourenço do Sul.

Representando o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário estadual de Agricultura, Domingos Velho Lopes, destacou a importância econômica e social dos mais de 70 mil produtores de tabaco do Rio Grande do Sul. “A produção leiteira tem 40 mil produtores, tabaco é quase o dobro”, enumerou, ao ressaltar a representatividade do setor.

“É maravilhoso falar aqui, para os nossos, mas é fundamental falar com os demais, para que saibam o que é feito aqui. O RS tem a agricultura mais diversificada e sustentável do mundo”, frisou Domingos.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, destacou as mobilizações em defesa da cadeia produtiva do tabaco ao longo dos anos e mencionou a importância do tabaco na geração de renda para as famílias, que são exemplos na diversificação de culturas.

Presidente da Afubra, Benício Werner, disse que eventos como esse são importantes para que a grande mídia perceba o que representa o tabaco para as famílias, cidades, estados e para o país.

Werner também defendeu a ampliação dos investimentos em irrigação. “É uma questão que precisamos trabalhar com urgência. Nos últimos anos, somente algumas regiões tiveram chuva em quantidade suficiente para um tabaco de qualidade e produtividade.”

Os deputados estaduais Elton Weber (PSB) e Zé Nunes (PT), também destacaram a luta dos produtores de tabaco e o exemplo em diversificação e cuidado com o meio ambiente.

Diversificação

Durante o evento também ocorreu a assinatura de renovação do termo de cooperação técnica do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a Colheita do Tabaco. No Rio Grande do Sul o termo é realizado em parceria entre Seapdr, SindiTabaco, Afubra, Fetag-RS e Farsul. O documento tem por objetivo estabelecer compromisso entre as partes signatárias na implementação do projeto, no sentido de maximizar a rentabilidade e auxiliar na viabilização de pequena propriedade rural por meio da diversificação de culturas. O programa existe há 36 anos.

Saiba mais

Município sede da Abertura da Colheita deste ano, São Lourenço do Sul é o quarto maior produtor de tabaco do Brasil. Na última safra, foram 15.325 toneladas produzidas por 3.930 produtores do município. A propriedade que sediou o evento possui 29 hectares, sendo 15% destinados ao tabaco – que representa 48% da renda – e 43% reservados ao plantio de milho e soja, atividade que representa 52% da receita da propriedade. A mata nativa e o reflorestamento com eucaliptos reservam outros 19% da área. A propriedade conta ainda com horta, pomar, açude e benfeitorias que juntos compõe 6,7 hectares ou 23% da área total.

Secretário estadual da Agricultura, Domingos Velho Lopes, participou da cerimônia da Abertura da Colheita do Tabaco
Evento foi realizado na propriedade de de Romiro e Marilda Bierhals e Josiane Bierhals e Tiago Rutz Krolow
Lideranças de entidades e sindicatos marcaram presença


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido