Quem terminar atrás no Campeonato Brasileiro do ano anterior tem que carregar os adversários. Essa é a tradicional aposta entre gremistas e colorados de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. No último sábado, 27, mais uma confraternização foi realizada e o ponto alto foi os colorados puxarem os amigos gremistas em uma carroça. Neste ano, foram 15 gremistas felizes e 15 colorados fazendo força, mas o mais importante é o chopp e o churrasco depois.
A carroça foi criada em 2012 e durou até 2015, quando foi paralisada. No fim de 2022, em uma confraternização, alguns colorados e gremistas propuseram o retorno e esta temporada é a da retomada. A regra é simples, os torcedores do clube com menos pontos no Brasileirão, precisam puxar a carroça pelas ruas da localidade. Ao contrário do programado, a tradição foi adiada para janeiro de 2024, por conta das duas enchentes que atingiram a localidade.
Os dois organizadores, o colorado Leonardo Pereira e o gremista Vinícius Maria destacam a importância de manter a rivalidade saudável e, acima de tudo, a amizade entre os torcedores. “Todos que participam pagam o mesmo para o chopp e o churrasco, não importa quem ganha ou perde. Só que, quem perde, precisa puxar os adversários em cima da carroça”, explica Pereira.
No meio disso, tem a valorização dos representantes de ‘peso’, que dificultam a vida dos adversários. “No meu ponto de vista, é importante manter a tradição desse evento, pois é uma forma de manter povo da Vila unido e através de um símbolo tão grande que é o Gre-Nal”, completa Maria. Agora, os preparativos já ficam para o próximo e a torcida, também, para que o seu clube tenha mais sorte que o rival na temporada.