Iniciou, no dia 21, a operação Verão Total no balneário Monte Alegre, em Vale Verde. A ação conta com dois guarda-vidas, apesar do acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Santa Cruz do Sul em novembro, que previa envio de quatro profissionais. A guarnição alegou falta de efetivo suficiente para enviar ao município vale-verdense.
O pedido do Executivo Municipal à época era por conta da alta quantidade de veranistas que frequenta o local durante a estação mais quente do ano. Segundo a Prefeitura, a cada final de semana, cerca de mil a 2 mil pessoas se refrescam nas águas do rio Jacuí. A média mensal chega, nos períodos mais quentes, a até 10 mil pessoas.
O vice-prefeito da atual gestão e prefeito eleito para o mandato de 2025/28, Ricardo Froemming, o Feijão, orientou que os banhistas procurem se concentrar na área de banho próxima à guarita com os guarda-vidas.
Haverá presença da guarnição no balneário de quarta-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 13h30min às 18h30min. De acordo com o Governo do Estado, a operação segue até 9 de março. Na parceria, o Município oferece hospedagem e estrutura, como guaritas, boias que demarcam a área de banho e placas de indicação.
*Com informações de AI Prefeitura