Construção está localizada no bairro Cidade Alta. (Foto: Juan Grings)
Construção está localizada no bairro Cidade Alta. (Foto: Juan Grings)

Um local para receber pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Com esse propósito, o Centro Dia Inácio José Assmann foi inaugurado na manhã deste sábado, 29, no bairro Cidade Alta. A construção tem capacidade para receber até 20 idosos: 10 homens e 10 mulheres.

Como explica a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, o espaço já entra em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 1º. “Eles passarão o dia aqui, terão oficinas, contarão com a sala de atividades coletivas, a sala de convivência. Com eles, também haverá coordenação, equipe técnica, assistente social, psicólogo e cuidadores”, explica Camilla.

Local tem quarto para mulheres (foto) e homens. São 10 camas em cada ambiente (Foto: Juan Grings)

A coordenadora será a servidora Daiane Fuhr, que é concursada na Prefeitura. Ela se disse grata por atuar em um município que investe em assistência social: “Eu penso que esse serviço vai trazer uma qualidade de vida maior para os idosos que estão à margem da sociedade, que não possuem os cuidados necessários para garantir uma vida digna na sua moradia.”

A lista de idosos que terá direito ao serviço é definida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). São pessoas em situação de violação de direitos e abandono, mas que se evita o envio para uma instituição de longa permanência. O Centro Dia funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min.

Deputado federal presente

A construção do espaço teve investimentos de R$ 884.458,29. Destes, R$ 382 mil vieram de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB), que esteve na inauguração.

“É um empreendimento pioneiro. Uma situação que efetivamente vai trazer muito mais tranquilidade, não só aos idosos que vão estar aqui, mas aos seus familiares que vão poder estar com os idosos em um lugar seguro, tranquilo. Eu vejo já uma demanda crescente nesse sentido, até porque a nossa população está envelhecendo”, pontuou Schuch.

Autoridades participaram da cerimônia oficial de inauguração (Foto: Juan Grings)

Homenagens a Inácio Assmann

O nome que o Centro Dia leva consigo é uma homenagem a Inácio José Assmann, que, por muitos anos, foi coordenador geral dos grupos da melhor idade no município e também uma das lideranças da comunidade de Linha Tangerinas, onde residia. Assmann faleceu em novembro de 2021. Em sua memória, seus descendentes fora convidados a participar do evento.

Nos discursos, Heitor Schuch, a presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), e o prefeito Jarbas da Rosa prestaram homenagem ao ex-líder comunitário. “Pessoa com pensamento jovial, de sempre ajudar os grupos da terceira idade. Uma pessoa espetacular. Foi uma justa homenagem, que fica marcada na história do município”, disse o chefe do Executivo.